Tendências de consumo dos portugueses mais perto do período pré-pandemia

2020-06-02 Na 4ª semana de desconfinamento, entre 25 e 31 de maio, a frequência do consumo começa a aproximar-se da média antes da pandemia, embora a um ritmo diferente em cada região do país. Registou-se ainda um aumento de 9% nas compras na rede MULTIBANCO, o segundo maior incremento desde o início da crise, mostram dados do SIBS Analytics.

Lisboa e Vale do Tejo é a região, entre Continente e Regiões Autónomas, que continua a registar o maior abrandamento no consumo desde que foi decretado o Estado de Emergência, com os valores mais baixos do país no que se refere às compras físicas. Entre 25 a 31 de maio, as compras estavam a 73% da frequência média pré-COVID, tendo chegado a representar apenas 42%, na semana de 30 de março a 5 de abril, ou seja, menos de metade do total de compras físicas quando comparado com o período antes da pandemia.

No sentido inverso, no Alentejo, o consumo em loja já ultrapassou a frequência de compras antes do aparecimento do primeiro caso de COVID-19: o número médio de compras físicas nesta última semana situou-se 5 pontos percentuais acima do número médio de compras antes do COVID-19.

O relatório destaca ainda que a utilização do MB WAY continua a bater valores recordes semana após semana: de 25 a 31 de maio, a média de compras em loja através do MB WAY ficou 90% acima da média anterior ao início da pandemia, praticamente duplicando a frequência de utilização. Também o MB WAY nas compras físicas registou a décima semana consecutiva de crescimento, aumentando 9% em comparação com a semana anterior.

Olhando ainda para a utilização do serviço MB WAY no e-commerce, o número médio de compras atingiu também o valor mais alto desde que a SIBS iniciou esta análise, com a utilização do serviço neste canal a ficar 34 pontos percentuais acima do período pré-COVID, e a crescer 22 pontos face à semana anterior, de 18 a 24 de maio (o que corresponde a um aumento de 20%).

Mas os hábitos de consumo dos portugueses acentuaram nesta semana a tendência de crescimento que se tem vindo a registar desde o início do processo de desconfinamento. A média de compras em loja, por exemplo, está já a 82 pontos face ao período pré-pandemia, aproximando-se cada vez mais da frequência de compra antes do registo do primeiro caso de coronavírus. Face à semana anterior, o número médio de compras físicas voltou a subir sete pontos, representando a quinta semana consecutiva de tendência de crescimento.

Também as compras online registaram um crescimento acentuado de sete pontos face à semana anterior, de 89 para 96 pontos - partindo de uma base de index 100, na qual 100 é equivalente à média diária do número de compras antes de ser registado o primeiro caso de infeção - praticamente ao nível do período antes da primeira infeção.

Em termos de valor gasto por cada compra na Rede MULTIBANCO, a média manteve-se inalterada face à semana anterior: 37,8 euros. Já nas compras online, o valor médio cresceu 1,7% para 40,9 euros. Em ambos os casos, os valores médios por compra continuam acima da média do período antes da pandemia: no canal físico, o valor é 11,2% superior e no online é 9%.

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