Evento APDC

03.03
Outras iniciativas



No âmbito da 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais

APDC e Executivo anunciam Programa UPskill

A APDC, em parceria com o Governo, os Institutos Politécnicos e o IEFP, está a preparar o lançamento do Programa UPskill, iniciativa de âmbito nacional destinada ao reforço de competências e ao aumento da oferta de profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação. O projeto foi nunciado publicamente na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, que decorreu a 3 de março, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Com este projeto, pretende-se dar resposta ao problema da falta de talento com que se defrontam as empresas nacionais nos seus processos de transformação para o digital e, em paralelo, requalificar e formar pessoas em áreas de trabalho do futuro, garantindo-lhes empregabilidade. O programa centra-se na reconversão de recursos humanos com especialização intermédia ou superior para profissionais TIC, por via de uma formação intensiva e de uma integração em contexto de ambiente de empresa.

De acordo com a abordagem já definida, foi realizado um inquérito para determinar quais as necessidades de talento qualificado das empresas, do qual resultará um estudo sobre as necessidades de procura e as competências atuais, definindo-se um plano de ação concreto de formação. A meta é formar pelo menos três mil profissionais  três anos, com programas intensivos de formação de seis meses.

Neste projeto, as empresas vão assumir um papel fundamental, intervindo ativamente em todas as fases, de acordo com as suas necessidades e requisitos.  As organizações que se juntarem ao Programa vão poder facultar informação sobre as suas necessidades de competências TIC para os próximos 3 anos, assim como participar, em colaboração com os profissionais do IEFP e/ou os responsáveis dos Politécnicos, no desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos adequados ou na lecionação partilhada dos mesmos. Poderão ainda participar em programas de formação de formadores.

Na fase final da formação, as empresas vão acolher os formandos para a formação em contexto de ambiente de trabalho, E poderão também subscrever um programa de recrutamento, com benefícios à criação líquida de emprego qualificado, que incluirá um nível de remuneração mínima.

Esta é uma iniciativa verdadeiramente diferenciadora, que responderá com sucesso às reais necessidades das empresas em termos de talento nas TIC e colmatando a crescente escassez de competências digitais. Para a adesão imediata à iniciativa, as empresas fundadoras que confirmem o seu interesse em participar no projeto erão que pagar um valor fixo estipulado em 5.000 euros. A meta é arrancar com o SkillsUP com um grupo de empresas fundadoras, sendo que as verbas angariadas se destinam à contratação de um gestor de projeto dedicado, à realização do estudo inicial de necessidades e à apresentação pública da iniciativa.


A FORMALIZAÇÃO DO INTERESSE DE ADESÃO DAS EMPRESAS DEVE SER EFETUADA POR EMAIL PARA:

GESTOR DO PROGRAMA: 
Manuel Garcia - manuel.garcia@apdc.pt



Programa

09:00
APDC e Executivo anunciam Programa SkillsUP na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais
A APDC, em parceria com o Governo, os Institutos Politécnicos e o IEFP, está a preparar o lançamento do Programa SkillsUP, iniciativa de âmbito nacional destinada ao reforço de competências e ao aumento da oferta de profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação. O projeto vai ser apresentado publicamente na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, que vai decorrer a 3 de março, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Vai acontecer na APDC

2020-10-29

Talkommunications - Ciclo "O Futuro com o 5G"

2020-10-29

Talkommunications - Ciclo "O Futuro com o 5G"