Evento APDC

06.01



Plataforma de partilha de acções tem mais de 100 conteúdos disponíveis

APDC lança canal de TV Online

A nova plataforma visa pretende criar um novo espaço de partilha da s actividades da APDC não só com os seus Associados Individuais e Institucionais, como ainda com os vários stakeholders e com todos os que acompanham de perto a actividade da APDC e o desenvolvimento do mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação e New Media.

No canal http://tv.apdc.pt/ a APDC apresenta os mais variados conteúdos, com destaque para o Congresso das Comunicações'09, que decorreu em Novembro último e onde o mote foi "The Turning Point". Todas as sessões do maior evento anual das TIC em Portugal, onde se debateu a inovação e o papel das Redes de Nova Geração na recuperação económica e no desenvolvimento social, estão disponíveis, na sua totalidade, para visionamento. Assim como as do Congresso das Comunicações de 2008, onde o tema de fundo foram "As TIC e as Alterações Climáticas".

Estão também disponíveis vídeos de várias outras actividades da APDC, como os jantares-debate realizados este ano com os grandes líderes das TIC sobre o tema das Redes de Nova Geração e o seu papel no desenvolvimento económico e social. Assim, poderão ser visualizados os encontros com António Carrapatoso (Vodafone), Zeinal Bava (Portugal Telecom), Ângelo Paupério (Sonaecom) e Rodrigo Costa (Zon Multimédia). Destaque também para o Broadband Summit, iniciativa da Associação sobre o papel das RNG e outros eventos organizados ou com participação da APDC. Recorde-se que a Associação elegeu o tema das RNG como uma das suas grandes prioridades para o triénio 2008/10, promovendo em torno do tema um debate alargado que contribua para mobilizar Portugal para este desafio tecnológico, de mercado e de inovação social. Para a APDC, a Internet de alta velocidade é a plataforma para preparar o futuro.

A TV APDC dá assim a todos os interessados a oportunidade para rever intervenções de personalidades internacionais como Carlota Perez (Cambridge), John Kao (autor de "Innovation  Nation"), Charles Leadbeater (autor de "We Think"), Richard Allan (Facebook), Martin Varzavsky, Bill St. Arnaud (Canarie, Canada). E de líderes empresariais como Luis Filipe Pereira (Efacec), Bruce Stanford (British Telecom),  Dan Weinstock (Better Place,  Israel), Martin Vesper (Yeloow Strom,  Alemanha), Livio Gallo (ENEL, Itália), António Henriques da Silva (UNITEL, Angola), além de empreendedores, responsáveis políticos como o Presidente da Comissão Europeia, o Presidente da República e vários  governantes), reguladores e opinion makers.

Através destas intervenções é possível analisar qual o impacto das tecnologias na configuração da sociedade. Da telemedicina ao governo electrónico, da saúde ao envelhecimento, das redes eléctricas inteligentes às alterações climáticas, da educação à segurança interna, os conteúdos do canal de TV online da APDC apresentam as intervenções realizadas ao longo do último ano e meio, desde a tomada de posse dos actuais corpos sociais, cuja Direcção é presidida liderada por Diogo Vasconcelos. 

Actualmente, a APDC dispõe no seu novo canal mais de 100 conteúdos, que perfazem um total de mais de 150GB de vídeo. O objectivo é aumentar sucessivamente a oferta da sua TV Online com novos conteúdos, à medida que se forem realizando novos eventos ao longo deste ano. O novo canal vem reforçar os canais de comunicação que a APDC disponibiliza a todos os seus públicos -alvo. Para além do seu site (www.apdc.pt), a APDC está presente no facebook, no twitter (twitter.com/apdc) e no flickr (www.flickr.com/photos/apdc). Edita ainda a revista COMUNICAÇÕES.

A FutureBox.TV, plataforma de base do canal de televisão da APDC, foi criada em 2008 pela Viatecla e garante uma oferta completa para a apresentação de conteúdos vídeo em interfaces Web especializadas, possibilitando a sua aplicação quer a ambientes corporativos quer ao público em geral através da Internet. Esta plataforma de gestão de IPTV constitui um factor de diferenciação, quando comparada com outras aplicações existentes, através do modelo de interacção com o utilizador, uma estrutura de dados aberta e independente do domínio e conteúdos disponibilizados, assim como uma gestão ágil que permite uma adaptação rápida e eficaz a novas oportunidades de negócio.


Sobre a APDC:

A comemorar os seus 25 anos de existência este ano, a APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, assume-se hoje como a Associação das TIC e New Media em Portugal e como uma plataforma de referência para a inovação total e global. A APDC tem vindo a alargar o seu âmbito de actuação não só no mercado das TIC mas em todos os sectores de actividade ligados, directa ou indirectamente, ao sector. A crescente transversalidade das TIC, o processo de convergência, a globalização, a economia digital e a emergência da construção da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, levaram a Associação a assumir-se como uma verdadeira plataforma, que agrega todos os stakeholders do mercado em torno de um objectivo comum: o desenvolvimento de Portugal a todos os níveis.

Sobre a Viatecla:

A Viatecla é uma empresa portuguesa de base tecnológica que desenha e implementa sistemas de informação na perspectiva do fortalecimento do negócio dos seus clientes.  Com uma estratégia de internacionalização iniciada em 2007, reforçou a sua visão transversal de modelos de negócio, possibilitando o lançamento de produtos inovadores e o investimento em novas áreas de actuação, como a FutureBox.TV, uma plataforma de gestão de IPTV. O enfoque e a maturidade do trabalho entretanto desenvolvido em mercados verticais, onde se insere o Turismo e Media, têm permitido à Viatecla a consolidação da sua base de clientes, produtos e serviços e, em paralelo, a sua preparação para enfrentar novos desafios.


 


Programa


Vai acontecer na APDC