Evento APDC

09.02
Outras iniciativas



Primeiro curso, de data science, arranca em abril

APDC lança Digital Academy

A Digital Academy, desenvolvida no âmbito da Secção Portugal Outsourcing (PO) da APDC, surge de uma parceria com a IAM, uma startup liderada por Miguel Moreira, e traduz-se numa nova área de aposta da Associação com vista a disponibilizar "abordagens novas na área da qualificação digital", que se assume hoje como fundamental para a transformação para o digital nas empresas, como referiu o Presidente da APDC na apresentação do projeto.

Segundo Rogério Carapuça, trata-se de "fazer coisas para os Associados a partir do que estes pensam. Atacando o problema de uma forma inovadora e experimental, numa abordagem que será afinada gradualmente, para se conseguir um formato que faça sentido". O projeto surge dentro da PO pelo facto das empresas que estão nesta secção serem hoje as que mais sentem a necessidade de qualificar pessoas num espaço de tempo relativamente curto.
Também Sérgio Moraes, Presidente da Direção da PO, reitera esta ideia, encaixando-se a Digital Academy na estratégia da Secção de criar um ecossistema em torno do outsourcing que vá para além das empresas, englobando também autarquias e instituições de ensino superior.

E este é o timing certo para avançar, como defendeu Miguel Moreira, empreendedor tecnológico que lidera a IAM, entidade que será responsável pela formação. Para este responsável, há muito por fazer na área das digital skills e há que andar mais depressa, para aproveitar esta oportunidade. "É uma corrida contra o tempo, onde estamos em concorrência. Temos que perceber como poderemos aproveitar o impacto da tecnologia, que abre muitas possibilidades. A obsolescência digital é dramática para as empresas e para a economia", refere, acrescentando que "a velocidade da mudança está acima de qualquer previsão, pelo que devemos estar num estado de alerta permanente".

Tendo em conta as necessidades das empresas e as profundas mudanças no mercado de trabalho e nos negócios, que impõem hard e soft skills, num perfil cada vez mais multifacetado, o projeto da Digital Academy assenta num modelo de formação e qualificação evolutivo. Que responda efetivamente ao que o mercado precisa, tanto em termos de formação inicial das pessoas que estão a entrar no mercado de trabalho, como de qualificação de quem já está nas empresas. 

Ouvidas as necessidades das Associadas da APDC, o primeiro curso de especialização, a arrancar já em meados de abril, será sobre data science. Será dividido em três módulos, sendo que o primeiro - com 300 horas - terá uma duração entre 4 a 6 meses, combinando formação online com formação presencial. Esta oferta assenta em parcerias com várias entidades, desde a Fundação Portuguesa das Comunicações, onde serão dadas as aulas presenciais, até à Universidade Nova de Lisboa, à EDX (um grupo mundo de e-learning), Prológica, My Change, Trendz e Plater. As inscrições já estão abertas. Posteriormente, serão lançados outros cursos, não apenas em Lisboa como noutras cidades, incluindo no interior do país.

Programa

09:00
Receção de Participantes
09:30
Boas Vindas
Rogério Carapuça - Presidente da APDC
09:40
Digital Academy – Apresentação do projeto
Sérgio Moraes - Presidente - Secção Portugal Outsourcing /APDC
Miguel Moreira - IAM
10:15
Q&A
11:00
Encerramento

Vai acontecer na APDC

2017-06-28

APDC e NOS realizam novo Digital Business Movies

2017-07-04

Chairman e CEO da PT Portugal é o orador do 3º encontro de 2017