Evento APDC

23.11
Conferência



Cidades e Mobilidade Sustentáveis

O Green Project Awards em conjunto com a APDC e o CEiiA convidam-no a estar presentes na Conferência "Cidades e Mobilidade Sustentáveis - Repensar a Mobilidade Urbana e o Futuro Sustentável das Cidades", que se realiza no próximo dia 23 de novembro, entre as 14h00 e as 19h00 no Auditório do CEiiA, em Matosinhos.

A conferência visa debater as estratégias e alternativas para as cidades com enfoque no transporte e mobilidade urbana; vulnerabilidade, resiliência e adaptação; desenvolvimento urbano sustentável; políticas públicas; equidade económica e novas tecnologias; e promover a partilha de experiências e boas práticas que contribuam para a construção de soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis.

A inscrição é gratuita e obrigatória.


CONFIRME AQUI A SUA PRESENÇA
 
 

Programa

14:00
Receção Participantes
14:30
SESSÃO DE ABERTURA
Organização GPA (APA, Quercus, GCI)
Rogério Carapuça, Presidente APDC
José Pedro Rodrigues, Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos
15:00
"TECNOLOGIA E REGULAÇÃO - A MOBILIDADE NAS CIDADES DO FUTURO"
Helena Silva - CTO - CEiiA
15:30
Intervalo para café
16:00
BIG DATA - TECNOLOGIA INTELIGENTE PARA A MOBILIDADE URBANA
Tecnologia e inovação contribuem para repensar a mobilidade das cidades. Neste painel a temática do Big Data será explorada em termos de relevância nos diversos domínios relacionados com a área da mobilidade. Como resposta aos desafios que se colocam à sociedade, nomeadamente utilização de novos meios associados às tecnologias de informação e comunicação, disponibilização alargada dos modos suaves, mobilidade partilhada, intermodalidade e co-modalidade, a utilização das tecnologias tem impacto nos custos tonando-os mais eficientes, e nas infraestruturas tornando-as mais resilientes. Permitem melhorar a mobilidade urbana, reduzir a complexidade e ajudar a transformar a cidade, proporcionando uma gestão mais eficiente e acessível para todos. Neste painel, apresentamos os projetos que recorrem ao Big Data e contribuem para transformar a mobilidade urbana.
Carlos Almeida - Program Manager | Mobility, CEiiA
Diogo Santos - Associate Partner, Deloitte
Jorge Cunha - Senior Project Manager, Via Verde
Silvia Amaral - Marketing Manager & New Business Project Manager, NISSAN
MODERADORA - Joana Branco, Jornalista Porto Canal
17:15
GESTÃO INTELIGENTE PARA UMA SOCIEDADE MAIS SUSTENTÁVEL
A utilização das tecnologias permite proporcionar uma melhor experiência urbana para todos, e é um contributo inegável para a melhoria da sustentabilidade. As cidades inteligentes são o novo paradigma no que se refere à mobilidade e à sustentabilidade urbanas. Marcam presença neste painel as soluções assentes na inovação, mais intrusivas tecnológica e socialmente que integram as diferentes dimensões de desenvolvimento: económico, mobilidade, pessoas, administração e ambiente. Neste debate, especialistas de diversos setores apresentam as estratégias mais inovadoras e partilham as suas experiências de articulação entre a gestão urbana inteligente e os objetivos de desenvolvimento sustentável.
António Leitão Silva - Comandante da Polícia Municipal do Porto
Luís Cardoso - Diretor Inovação, Liberty Seguros
Nuno Gama - Diretor Inovação, Sonae
Paulo Alexandre Silva - Direção de Operações, CTT
MODERADORA: Catarina Selada - Diretora City Lab, CEiiA
18:30
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Ministro do Ambiente - João Pedro Matos Fernandes