Evento APDC

29.09
Conferência



Ciclo APDC: Para uma AP do Séc. XXI

Educação em debate

A Administração Pública tem um enorme peso na economia. E, pela sua dimensão, poderá e deverá assumir-se como um verdadeiro motor de indução da inovação em todos os sectores de actividade. Neste processo, o sector das TIC e New Media assume um papel crucial. Por isso, a APDC pretende, através do "Ciclo APDC: Para uma Administração Pública do Século XXI", abordar em parceria com todas as entidades públicas os temas que constituem desafios transversais e específicos a toda a Administração Pública. Modernização Administrativa, Procurement, Interoperabilidade e Energia e TIC serão temas transversais a debater, a par de áreas concretas, como a Educação, Justiça, Saúde e Ageing e Serviços e Conteúdos das Redes de Nova Geração.
O "Ciclo APDC: Para uma Administração Pública do Século XXI" é coordenado por Anabela Pedroso, Comissária da APDC para a Administração Pública e ex-presidente da AMA - Agência para a Modernização Administrativa. E envolverá todos os stakeholders públicos e do sector das TIC, de forma a analisar as questões centrais e promover a mudança e a inovação públicas. Participam activamente a Presidência do Conselho de Ministros e das Secretarias de Estado da Modernização Administrativa, da Administração Pública, das Obras Públicas e Comunicações, da Inovação e Energia, do Ambiente, da Educação, da Saúde e da Justiça, para além dos mais variados organismos e entidades da AP.
Para cada tema em debate, o mote é dado por um Executive CEO Lunch, reunião informal entre os principais stakeholders onde serão identificados os grandes temas a debater. É depois realizado um workshop de um dia, com apresentação de case-studies e a criação de grupos de trabalho. De cada um dos workshops são apresentadas as respectivas conclusões, trabalho através do qual será no final possível apresentar as "Top 5 Iniciativas para uma Administração Pública Inovadora". Estas serão analisadas num painel específico, no âmbito do 20º Congresso das Comunicações da APDC, a realizar em Novembro próximo.
Para dar o mote ao arranque do "Ciclo APDC: Para uma Administração Pública do Século XXI", que decorrerá no Centro Cultural de Belém, a APDC realizou a 18 de Fevereiro o seu primeiro Executive CEO Lunch, encontro de stakeholders públicos e privados que fizeram um brainstorming sobre os principais desafios da AP do século XXI e os temas prioritários a debater ao longo do Ciclo.
O primeiro Workshop decorreu a 9 de Março, abordando-se o tema "Serviços Públicos: melhorar o actual sistema ou experimentar novos modelos?". Seguiu-se o segundo, sobre "Open Government: uma nova arquitectura organizacional, tecnológica e social na Administração Pública",  a 14 de Abril, no âmbito do qual foi realizado a 24 de Março o segundo Executive CEO Lunch.
A 19 de Maio, foi a vez do debate sobre a Saúde, com o tema "Da Saúde ao Bem-Estar: Serviços com os Cidadãos". Um debate precedido do respectivo Executive CEO Lunch, a 29 de Abril, coordenado por José Carlos Nascimento. E a 1 de Junho, foi debatido o tema fulcral das "Compras Públicas: Mais Eficiência e/ou Mais Inovação?".

O Workshop seguinte decorreu a 23 de Junho, abordando-se o tema das "TIC e Eficiência Energética: o Estado deve dar o Exemplo", sendo o perito responsável por esta iniciativa Jorge Vasconcelos, presidente do grupo de trabalho da APDC TIC e Energia.
A 29 de Setembro, será a vez da análise da Justiça, abordando-se a questão "Dos Operadores de Justiça aos Cidadãos: uma Justiça Eficaz". E a 12 de Outubro, será abordado o  tema da Educação, sob o mote "Da 5 de Outubro às Famílias: a Educação num mundo em Mudança".
O Ciclo culmina no Congresso das Comunicações, a 17 e 18 de Novembro, onde será debatido o tema das redes de alta velocidade, com o mote "Todos a 1 GB: os Novos Serviços da Vídeo Republic". Atendendo a que as Redes de Nova Geração abrem novas possibilidades de inovação e de empreendedorismo ainda impossíveis de prever e de antecipar, com ofertas de velocidades que, num futuro próximo chegarão a 1 Gb, o desafio é criar Conteúdos e Serviços que respondam às necessidades de uma Sociedade e uma Economia em profunda transformação. E numa conjuntura de graves dificuldades, é crescente a pressão sobre os poderes públicos, pelo que estas infra-estruturas terão um papel crucial, ao criar oportunidades de transformação que poderão ter um enorme impacto económico e social, especialmente em sectores críticos como a saúde e assistência social, a mobilidade, a logística, a segurança, a educação e a justiça.
Esta iniciativa dirige-se especificamente aos membros da Administração Pública Central e Local com responsabilidades nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação e nas áreas temáticas tratadas. E aos directores de empresas das áreas das TIC e das áreas temáticas tratadas com responsabilidades no mercado da Administração Pública Central e Local.

 

Programa


Vai acontecer na APDC