Evento APDC

08.07



Diogo Vasconcelos – 1968/2011

Um homem global (c/ vídeo)


______________________________________________________________________


Mensagem da Direcção da APDC

"A APDC recebeu com choque e tristeza a notícia sobre a morte de Diogo Vasconcelos. Enquanto presidente da APDC, trouxe-nos energia, visão, liderança e independência. O seu papel na divulgação e desenvolvimento da Sociedade da Informação foi exemplar. E será sempre lembrado, pela disponibilidade que mostrou para reflectir e impulsionar, inovar e executar. O Diogo Vasconcelos vai fazer-nos falta. Vai fazer falta a Portugal, porque corporizou o espírito empreendedor e foi um dinamizador fundamental nos momentos de mudança. E vai fazer falta a todos nós, aos seus familiares e amigos a quem enviamos uma palavra de profundo pesar."

Pedro Norton, Presidente da APDC
______________________________________________________________________


Desde Fevereiro de 2007 que era Distinguished Fellow da Cisco, no âmbito do Internet Business Solutions Group. Sedeado em Londres, Diogo Vasconcelos desempenhava uma função verdadeiramente global.

Presidiu, a convite da Comissão Europeia, ao EU Future Innovation Business Panel, cujo relatório (Novembro 2009), propôs um alteração radical na política europeia de inovação e foi Chairman da SIX - Social Innovation eXchange, rede mundial que junta empresas, academia e sociedade civil. Foi ainda membro do High Level Panel on Measurement of Innovation, criado pela Comissária Europeia para a Pesquisa e a Inovação Máire Geoghegan-Quinn. Foi igualmente membro do alto painel criado pela vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes.

Liderava o projecto Dialogue Cafe, iniciativa global lançada pela Cisco, Gulbenkian, Nações Unidas, entre outras entidades.

Em Maio de 2008 foi eleito Presidente da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, com um mandato de três anos, que terminou a 5 de Abril deste ano, passando a Presidente da Assembleia Geral da Associação. Numa entrevista de balanço à revista Fibra, referia " onde vemos um problema, devemos ser parte da solução. Foi essa a postura da APDC. Identificar os desafios que a sociedade portuguesa enfrenta e mobilizar as TIC para criar novas respostas".

Convicto do papel estruturante das TIC no desenvolvimento sustentado, considerava que "as comunicações hoje em dia são as artérias vitais da sociedade. De maneira que valem, não só por si, mas também por aquilo que hoje em dia permitem fazer. Mudaram radicalmente a forma como o mundo organiza".

Diogo Vasconcelos foi mandatário digital da candidatura de Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República e conselheiro para a Sociedade do Conhecimento da Presidência da República. Entre Novembro de 2002 e Julho de 2005 foi Presidente da UMIC - Agência para a Sociedade de Conhecimento. Foi também administrador da Agência de Inovação. Antes, fundou uma empresa de multimédia e publicou as primeiras revistas sobre os temas de Internet (cybernet), empreendedorismo e inovação (Ideias & Negócios). Fez parte dos conselhos consultivos de várias incubadoras e, enquanto Vice-Presidente da ANJE, lançou a Academia dos Empreendedores. Agraciado pelo Presidente Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Foi Vice-Presidente da ANJE, fundador e Presidente da Federação Académica do Porto. Era licenciado em Direito pela Universidade Católica e pós-graduado em Gestão (UCP) e em Direito da Comunicação (U.Coimbra).

Não conseguiu recuperar de uma infecção generalizada no organismo. Faleceu na madrugada de 8 de Julho, vítima de paragem cardíaca. Com apenas 43 anos.
 

Programa


Vai acontecer na APDC