Alphabet supera previsões dos analistas no 2º trimestre

2020-08-04 Pela primeira vez nos 16 anos em que está cotada em bolsa, a Alphabet, empresa-mãe da Google, viu as vendas trimestrais recuarem, impactadas pela pandemia. Mas as perdas de 2% entre abril e junho foram compensadas pela recuperação do negócio de anúncios da Google. Ainda assim, superou as previsões dos analistas.

No total, a Alphabet registou no 2º trimestre receitas de 38,3 mil milhões de dólares, menos 2% em termos homólogos, quando o mercado antecipava 37,4 mil milhões. Os resultados líquidos passaram de 9,9 mil milhões entre abril e junho do ano passado para 6,9 mil milhões. E as receitas de pesquisa foram de 21,3 mil milhões, quando um ano antes tinham sido de 23,6 mil milhões. "Continuamos a navegar por um ambiente global difícil", referiu a CFO Ruth Porat em comunicado.

Pela positiva, as receitas de publicidade do YouTube subiram para 3,81 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões um ano antes) e a divisão de cloud da Google obteve receitas de 3,01 mil milhões (2,1 mil milhões um ano antes".

Numa call com analistas, a CFO mostrou-se "cautelosamente encorajada" pelo crescimento da empresa perto do final do trimestre, que terminou a 30 de junho, mas adiantou ser "prematuro avaliar a durabilidade das tendências recentes, dada a óbvia incerteza do ambiente global macro".

O CEO da gigante, CEO Sundar Pichai, adiantou que, apesar do clima económico permanecer frágil, com a pandemia de coronavírus, foram vistos os primeiros sinais de estabilização, com os utilizadores a voltarem à sua atividade comercial online. Destacou ainda a ‘boa tração' das subscrições do YouTube e do Google Play no trimestre, com os downloads de apps e jogos a subirem 30%. Conseguiram-se ainda grandes clientes para o segmento cloud, incluindo o Deutsche Bank, com o negócio a beneficiar ainda do elevado número de pessoas a trabalhar a partir de casa.

As receitas da Alphabet nas Outras Categorias, que incluem o laboratório experimental X, a subsidiária para self-driving Waymo e várias outras divisões, como a unidade de ciências da vida da Verily, caiu para 148 milhões de dólares, contra 162 milhões de dólares no ano passado. Já as Outras Receitas da Google, que incluem as receitas de hardware, da Play Store e das atividades não publicitárias do YouTube, foram de 5,12 mil milhões de dólares, acima dos 4 mil milhões de um ano antes.


Em análise estão ainda as práticas de publicidade da gigante


Bruxelas prepara pacote para o setor financeiro


Inspirado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Presidente rotativo garante que grupo vai continuar a investir


Para trazer para o mercado arquiteturas e serviços de última geração


Nova área promete criar modelo rápido de migração para a cloud


Bruxelas quer tornar todas as aplicações públicas mais acessíveis em 2021


Lei dos Serviços Digitais deverá ser anunciada até final do ano


De acordo com estudo publicado pela CE sobre o potencial da transformação para a economia


Bruxelas quer mais investimentos e mais coordenação na Europa