Altice faz spin-off dos EUA e reestrutura na Europa

2018-01-09 A Altice NV acaba de aprovar um spin-off da operação dos Estados Unidos da filial holandesa do grupo, passando a empresa europeia a chamar-se Altice Europe. Depois destas mudanças, previstas para o 2º trimestre, as duas empresas terão equipas de gestão distintas. O objetivo é acalmar os investidores e o mercado, preocupado com o elevado endividamento e as baixas receitas, especialmente no seu negócio core, a França.

Esta separação permitirá a cada uma das unidades focar-se nas diferentes oportunidades de criação de valor nos seus mercados, garantindo ainda uma maior transparência para os investidores, como avança o grupo em comunicado. O objetivo é que estas mudanças estejam concluídas no segundo trimestre, depois de aprovadas pelos reguladores e acionistas.

Assim, a Altice USA sairá da alçada da Altice NV, futura Altice Europa, ficando assim a operação protegida dos receios em torno da situação nos mercados europeus. Na Europa, o objetivo é o crescimento das operações em Portugal e França.
Depois do spin-off, as empresas serão lideradas por equipas de gestão diferentes. Mas Patrick Drahi, fundador da Altice, manterá o controlo, sendo presidente do conselho de administração da Altice Europa e da Altice USA.

Nesta última, já foi aprovado um acordo de princípio para o pagamento de um dividendo de 1,5 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros) a todos os acionistas. O pagamento deste dividendo permitirá uma injeção de dinheiro de cerca de 900 milhões de euros na operação europeia. Foi ainda autorizado na Altice USA um programa de recompra de ações no valor de dois mil milhões de dólares (1,66 mil milhões de euros), a efetivar assim que esteja concluída a separação das unidades holandesa e norte-americana.

Na Europa, a nova Altice Europe reorganizará a sua estrutura, que inclui a Altice France, a Altice International e a recém-criada Altice Pay TV. O que envolverá a integração dos serviços de apoio da Altice nos respetivos mercados e juntar as atividades de conteúdo premium da Altice Europe numa só unidade.

Recorde-se que em novembro, com a apresentação dos resultados trimestrais do grupo e a saída do então presidente executivo da Altice, Michel Combes, e da perda de valor em mais de 50% das ações do gruipo, a Altice anunciou uma reorganização na gestão. Que teve também impacto em Portugal, negócio que passou a ser liderado por um novo CEO, Alexandre Fonseca.

2018-07-13 | Atualidade Nacional

Por alegadas irregularidades na portabilidade


2018-07-13 | Atualidade Nacional

Plataformas digitais passam a pagar uma taxa de 5%


Dados da IDC e Gartner confirmam subida no segundo trimestre


Na sequência da intenção do governo de taxas às tecnológicas


2018-07-12 | Breves do Sector

De 16 a 20 de julho, na Ribeira Grande e Ponta Delgada


2018-07-12 | Breves do Sector

Uma solução tecnológica PT Empresas