Áustria avança com leilão 5G em fevereiro

2018-09-21 A Áustria acaba de definir o timing e as condições para a realização do leilão de licenças 5G. A operação deverá ocorrer em fevereiro de 2019, num sistema de venda de licenças regionais e com limites de espetro. Espera encaixar 30 milhões de euros com a operação, com o país a garantir que não pretende arrecadar grandes valores, ao contrário do que fez no 4G.

O regulador setorial do país, a Autoridade Reguladora Austríaca de Radiodifusão e Telecomunicações (RTR) tem 390 MHz de espectro disponível na faixa entre os 3,4 GHz e 3,8 GHz. As candidaturas estão abertas para os operadores que pretendam participar.

As licenças estão dividas por 12 regiões, o que permite aos operadores de menores dimensões locais fornecer ofertas adequadas à economia local, adiantou o regulador. Sendo as licenças tecnologicamente neutras, algumas poderão ser usadas para fornecer serviços de banda larga a clientes em áreas periféricas, enquanto os grandes operadores móveis deverão fornecer serviços de elevada largura de banda nas áreas urbanas.

O regulador estabeleceu um preço base de cerca de 30 milhões de euros para as frequências, significativamente menor do que o preço base de 530 milhões para o espectro LTE, em 2013. "Com a sua estratégia 5G, o governo austríaco estabeleceu a meta de promover um rápido lançamento da infraestrutura”, avançou a RTR. O prazo das licenças será de 20 anos, entre 2019 e 2039.
 

2018-10-12 | Atualidade Nacional

Para dar resposta ao crescimento registado na operação


2018-10-11 | Atualidade Nacional

Através de protocolo de colaboração com UA


Pela primeira vez, segundo dados da Gartner


2018-10-10 | Breves do Sector

Com arquitetura AMD Ryzen Pro e desempenho de uma workstation