Bruxelas avança na IA com investimento em plataforma de cooperação

2019-01-10 Chama-se AI4EU e é uma plataforma aberta de cooperação europeia para a inteligência artificial. Liderada pela francesa Thales, conta com 79 parceiros de 21 países e terá um investimento comunitário de 20 milhões de euros nos próximos três anos para o seu desenvolvimento. O projeto acaba de ser oficializado.

A meta da AI4EU é estabelecer-se como uma plataforma que ajude os interessados a investigar, testar e integrar soluções de inteligência artificial (IA) nos seus processos, produtos e serviços. No âmbito do projeto, será também criado um Observatório de Ética, para garantir que é dada prioridade aos valores humanos na IA, e a Fundação AI4EU, para garantir sua sustentabilidade.

Do valor total, cerca de três milhões de euros estão reservados ao financiamento de projetos de terceiros, selecionados através de concursos, que explorem os serviços e recursos oferecidos através da plataforma, como refere a Comissão Europeia em comunicado. Onde garante que os resultados contribuirão também para uma nova agenda estratégica de investigação e inovação para a Europa.

O projeto envolve institutos de pesquisa, grandes empresas e PME na construção de uma plataforma que reúna recursos de IA, como repositórios de dados, poder de computação, ferramentas e algoritmos.  Vai facilitar o acesso à tecnologia de IA, promovendo ainda a qualificação e requalificação nesta área.

“A Europa só pode aproveitar todos os benefícios das inovações da IA se esta tecnologia for facilmente utilizável por todos. O projeto AI4EU ajudará a levar a IA a pequenas empresas, empresas não tecnológicas e administrações públicas em toda a Europa”, diz a comissária europeua responsável pela sociedade e economia digitais, Mariya Gabriel.

O projeto insere-se na estratégia europeia de IA, anunciada no ano passado pela CE. No total, o investimento inovação e desenvolvimento da IA da Europa entre 2018 e 2020 deverá ser da ordem dos 1,5 mil milhões de euros. Com base na sua estratégia, a Comissão apresentou em dezembro um plano coordenado para promover a cooperação com os Estados-Membros da UE, a Noruega e a Suíça em quatro áreas fundamentais: aumentar o investimento, disponibilizar mais dados, fomentar o talento e garantir a confiança.

2019-01-18 | Atualidade Nacional

Para selecionar as melhores startups da energia


2019-01-18 | Atualidade Nacional

Está a ser feito um levantamento da situação atual em todas as regiões


2019-01-22 | Breves do Sector

Ajuda a eliminar a contrafação de medicamentos


2019-01-21 | Breves do Sector

Para aprendizagem personalizada e transformação digital da educação