Cisco e Google juntam-se na cloud híbrida

2017-10-26 A Cisco e a Google fizeram um acordo de colaboração para desenvolver uma solução cloud híbrida, que ajudará as empresas a maximizar os seus investimentos nos ambientes cloud e on-premise. As duas tecnológicas vão disponibilizar uma cloud híbrida única, que permite que aplicações e serviços sejam implementados, geridos, e protegidos através em ambientes on-premise e da plataforma Google Cloud. Esta solução garante rapidez da cloud, escalabilidade e segurança de alto nível.

Esta nova cloud híbrida oferece às empresas uma forma de executar, proteger e monitorizar os seus fluxos de trabalho, permitindo-lhes otimizar os seus investimentos, planear a sua migração na cloud ao seu ritmo evitando, assim, a dependência de soluções externas. As empresas podem agora desenvolver novas aplicações na cloud, ou nos seus data centers locais, e utilizar consistentemente as mesmas ferramentas de desenvolvimento, tempo de execução e ambientes produção.

Com esta plataforma, os programadores conseguem aproveitar as vantagens de diferentes ferramentas open source como os Kubernetes, o Catálogo de Serviços da Google Cloud Platform (GCP), as tecnologias de rede e segurança Cisco, e ainda a autenticação e gestão da rede de serviço Istio. Os programadores de aplicações empresariais podem agora aceder, de forma segura, a Application Programming Interfaces (API) na cloud, e os programadores de cloud podem aceder a APIs empresariais e a recursos on-premise.

Como apoio a esta colaboração, a Rede de Programadores da Cisco (DevNet) oferece várias ferramentas para que programadores empresariais e da Internet of Things (IoT) possam utilizar tecnologias open source, construir soluções cloud híbridas e desenvolver oportunidades de IoT.

A Cisco DevNet Sandbox proporciona acesso imediato e gratuito a ambientes de desenvolvimento de hardware e software, ajudando a criar soluções com maior rapidez. Os programadores podem começar com a gestão de Kubernetes e contentores em rede utilizando o Contrive, na Sandbox, ou completar algumas das formações disponíveis na DevNet sobre desenvolvimento na cloud nativa, ou Edge Computing. Além disso, os programadores que utilizam Google Cloud têm também acesso a vasta informação, ferramentas e documentação.

Esta solução estará disponível para um número limitado de clientes no primeiro semestre de 2018. A disponibilidade geral será definida posteriormente, no decorrer do ano.

"O acordo com a Google garante aos nossos clientes o melhor que a cloud tem para oferecer - rapidez, escalabilidade e segurança de alto nível. Partilhamos a mesma visão de uma cloud híbrida global que garanta a velocidade da inovação num ambiente seguro e open source, comportando as soluções certas aos nossos clientes", diz Chuck Robbins, CEO da Cisco.

"Esta solução conjunta da Google e da Cisco promove uma abordagem simples e escalável que permite usufruir dos benefícios da cloud. Era isto que os nossos clientes pediam", acrescenta Diane Greene, CEO da Google Cloud.

2017-11-22 | Atualidade Nacional

Cláudia Goya passa a chairman e Paulo Neves sai do grupo


2017-11-20 | Atualidade Nacional

Operador não aceita nem compreende posição


Vão disponibilizar serviço gratuito a consumidores e PME


2017-11-17 | Breves do Sector

Altice faz acordo a nível europeu