Cisco e Hyundai constroem carro do futuro

2018-01-11 A Cisco fez uma nova parceria com a Hyundai Motor para o desenvolvimento do veículo do futuro – um carro hiperconectado. A fabricande de automóveis incluirá este veículo na sua gama de automóveis premium a partir de 2019. O anúncio foi feito no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

Em 2016, os dois grupos apresentaram planos de cooperação para o desenvolvimento de um automóvel com novas abordagens de comunicação. Através desta cooperação, as tecnológicas propuseram-se dotar este automóvel de uma plataforma mais segura e flexível que traz soluções inteligentes melhorando a experiência em viagem. Através da combinação única dos conhecimentos sobre rede e setor automóvel, as duas empresas pretendem acelerar o passo da tecnologia e, em conjunto, alcançar um feito disruptivo na indústria automóvel.

Agora, estão a desenvolver uma nova plataforma que irá incorporar inovação dentro do automóvel. Altamente configurável e segura, oferece flexibilidade para criar e implementar de novos serviços. A tecnologia pretende minimizar o tempo necessário para trazer novas competências para o mercado automóvel e permitirá aos condutores disfrutar de uma condução mais eficiente. Vai utilizar uma arquitetura de Software Definido para Veículos (Software Defined Vehicle - SDV), com uma rede inovadora e incorporada no veículo para preparar o terreno para o desenvolvimento de tecnologias adaptáveis, que oferece segurança integrada e multinível e capacidade de incluir sensores a todos os extremos da rede. Ao disponibilizar serviços de IP e Ethernet, todos os dispositivos conectados farão parte de uma rede que, em juntamente com o veículo permitirão uma sinergia entre diferentes dispositivos e serviços.

O lançamento desta plataforma altamente segura marca o início da construção do novo futuro. Esta colaboração propõe integrar os datacenters da Hyundai, garantindo acesso à informação em tempo real. Ao conectar os carros com as infraestruturas das cidades, conferindo-lhes a capacidade de comunicar, por exemplo, com estruturas de iluminação, ou parquímetros, a Cisco e a Hyundai reforçam o seu empenho na criação das plataformas, veículos e serviços do futuro.

“A Cisco está muito satisfeita por poder entrar na indústria automóvel desta forma. Esta é uma parceria que potenciará o desenvolvimento da inovação e trará mais valor para os consumidores. Ao criar uma plataforma flexível, escalável e segura, estamos a promover que as empresas automóveis desenvolvam melhores carros de forma mais rápida”, diz Ruba Borno, Vice-Presidente do Departamento de Iniciativas de Crescimento da Cisco.

“Esta parceria vem, mais uma vez, reforçar o potencial da Inteligência Artificial, que tanto se falou no fim do ano passado, no âmbito da presença de Kevin Bandy em Portugal. Ao trabalharmos com a Hyundai no desenvolvimento de um carro hiperconectado, reiteramos o pioneirismo e inovação que tanto valorizamos na criação de melhores e mais seguras experiência", acrescenta Sofia Tenreiro, Diretora Geral da Cisco Portugal.

2018-10-12 | Atualidade Nacional

Para dar resposta ao crescimento registado na operação


2018-10-11 | Atualidade Nacional

Através de protocolo de colaboração com UA


Pela primeira vez, segundo dados da Gartner


2018-10-10 | Breves do Sector

Com arquitetura AMD Ryzen Pro e desempenho de uma workstation