Ericsson escolhida pela dinamarquesa TDC para o 5G

2019-03-21 A Ericsson foi selecionada pela prestadora de serviços dinamarquesa TDC para a aplicação do 5G comercial a nível nacional. O contrato abrange uma revisão de rede, a prestação de serviços geridos através do motor de operações da Ericsson e a inovação em I&D. Permitirá à TDC cumprir as suas ambições no âmbito da "Dinamarca Digital" através de 5G, IoT e Indústria 4.0.

Assim, a rede 5G da TDC será ativada pela Plataforma 5G da Ericsson, que irá modernizar toda a rede de acesso por rádio (RAN) com as mais recentes soluções do sistema de rádio da Ericsson, enquanto modernizará a rede de núcleo da TDC com a solução de núcleo 5G em nuvem de modo dual.
A disponibilização dos produtos de hardware e software da nova rádio 5G da Ericsson começará em 2019, de acordo com as obrigações de licenciamento.

A TDC disponibilizará o 5G a clientes selecionados durante um período de teste-piloto em meados de 2019, estando a efetiva disponibilização da rede 5G prevista para outubro, dependendo da aprovação antecipada e da disponibilidade do espetro licenciado. A TDC espera fornecer uma cobertura 5G a nível nacional na Dinamarca no fim de 2020.

O contrato também criará uma parceria de trabalho para atualizar a rede LTE 4G da TDC. As empresas assinaram ainda um contrato de cinco anos relativo a serviços geridos, focado no motor de operações da Ericsson de Inteligência Artificial (IA) e de automação, que fará a Ericsson operar a rede da TDC a partir de setembro de 2019. O que inclui operações de rede, serviços de campo, gestão da experiência do cliente, otimização e planeamento de rede. Os clientes da TDC beneficiarão do melhor desempenho de rede proativo proporcionado pela escala global, os processos, a IA e as soluções de automação da Ericsson. No âmbito deste contrato, cerca de 100 profissionais de operações de rede serão transferidos para a Ericsson.

O fortalecimento da parceria entre a TDC e a Ericsson significa que os subscritores da TDC estarão entre os primeiros na Europa a beneficiar de novas experiências de banda larga móvel 5G melhorada. Os exemplos incluem jogos, informações de entretenimento, streaming e serviços interativos. A TDC também poderá ajudar as empresas e as indústrias de todas as dimensões na Dinamarca a conquistarem oportunidades novas de valor acrescentado no campo do IoT e da Indústria 4.0 a nível global, possibilitadas pelo 5G.

A TDC e a Ericsson também colaborarão na possibilitação de atividades conjuntas de inovação por 5G, recorrendo ao ecossistema de I&D global da Ericsson, incluindo as instalações de I&D físicas mais próximas da Ericsson na região Öresund de Lund, Suécia. A empresa dinamarquesa quer cumprir os seus objetivos ao nível da "Dinamarca Digital" (habilitar uma nova era de economia digital e melhorar a reputação da Dinamarca enquanto líder digital) ao ajudar subscritores de banda larga móvel, empresas, indústrias e a sociedade a tirar proveito do 5G, da Internet das Coisas (IoT) e da Indústria 4.0.

“A Ericsson tem liderado o caminho no desenvolvimento e na normalização do 5G e encontra-se novamente a fazer o mesmo na ativação e disponibilização do 5G em todo o mundo. Estamos prontos para implementar e disponibilizar as nossas soluções 5G por rádio e núcleo em qualquer lugar no mundo onde os nossos clientes precisem”, diz Börje Ekholm, Presidente e CEO da Ericsson.
 

2019-07-22 | Atualidade Nacional

Operador regista aumento de clientes em todas as áreas


2019-07-18 | Atualidade Nacional

Evento reuniu clientes, parceiros e responsáveis nacionais e internacionais do grupo


Para desenvolver sistemas de inteligência artificial em larga escala


Poderá dar mais de mil milhões de dólares por esta unidade


2019-07-23 | Breves do Sector

Projeto inserido no âmbito da inclusão social


2019-07-23 | Breves do Sector

Altice Portugal leva tecnologia a outras gerações