Estudo Ericsson: consumidores querem mundo sustentável com inovação em TIC

2020-05-28 Os consumidores estão cada vez mais atentos à sustentabilidade ambiental, considerando que as TIC podem ser um valioso aliado no combate às alterações climáticas e à criação de estilos de vida mais sustentáveis. Os governos também assumem um papel crucial para garantir o futuro. As conclusões são do mais recente relatório ConsumerLab, da Ericsson, sobre "Consumidores, sustentabilidade e TIC".

Com base num estudo quantitativo que envolveu 12 mil utilizadores cibernéticos de todo o mundo, o relatório revela a atual perspetiva do consumidor em relação a estilos de vida ambientalmente sustentáveis. Assim, em apenas duas décadas, a preocupação com a poluição do ar e da água aumentou significativamente, de um em cada cinco consumidores para quase um em cada dois. Verifica-se ainda uma crescente atenção às alterações climáticas e ao aquecimento global, com um aumento de 13% para os atuais 50%.

Este trabalho inclui as perspetivas dos consumidores quanto à responsabilidade final na mitigação do impacto ambiental. Globalmente, 8 em cada 10 inquiridos considera que os governos têm um papel crucial na proteção ambiental, com aproximadamente 70% a salientar também o papel dos cidadãos. Foi ainda destacada a necessidade de uma ação coletiva, com 5 em cada 10 entrevistados a esperar que empresas e marcas assumam a sua quota-parte de responsabilidade.

A inovação tecnológica é considerada fundamental para enfrentar os desafios ambientais futuros para 46% dos entrevistados. E 36% gostaria que os seus dispositivos fornecessem orientações de aconselhamento quanto às melhores formas de viver sob premissas ambientalmente conscientes.

Curiosamente, aqueles que consideram que a tecnologia será crucial para solucionar futuros desafios ambientais expressam quase o dobro do interesse por soluções TIC que os ajudem a ser mais conscienciosos quanto ao meio ambiente - quando comparados com os menos otimistas em relação ao papel das TIC.

"As ferramentas e os serviços TIC podem desempenhar um papel significativo no auxílio aos esforços diários dos consumidores no sentido de reduzir o seu impacto ambiental. Verificamos no nosso estudo que os consumidores compreendem que as TIC são um auxiliar útil na sua vida quotidiana, seja para matérias de cariz ambiental, de saúde, gestão financeira ou nas escolhas de conveniência. Mas as TIC também têm um elevado potencial de inovação em ações climáticas, e aqui os fornecedores de serviços têm uma oportunidade e uma posição únicas para a oferta de soluções que visem ajudar as pessoas a fazer escolhas mais sustentáveis no seu dia-a-dia", salienta Zeynep Ahmet Vidal, Senior Researcher da Ericsson Consumer & IndustryLab e autor deste estudo.

O trabalho envolveu consumidores dos EUA, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Rússia, África do Sul, Arábia Saudita, Índia, Malásia, China e Austrália. A amostra é composta por mil entrevistados de cada país.

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