Europa e América Latina ligadas por cabo de fibra ótica

2019-01-10 Já foi assinado o contrato para a construção de um cabo submarino de fibra ótica que ligará a Europa à América Latina a partir de Portugal e do Brasil. Em 2020, este cabo permitirá conetividade de banda larga de alta velocidade, impulsionando os negócios e as trocas científicas e culturais entre os dois continentes, diz um comunicado da Comissão Europeia.

O consórcio BELLA (building the Europe Link to Latin America) uma parceria internacional de redes de pesquisa e educação onde a CE é investidor líder, é um participante chave no projeto. Juntamente com o novo cabo, a BELLA também impulsionará a interconetividade entre os países da América Latina, inicialmente Brasil, Chile, Colômbia e Equador.

Numa declaração conjunta dos comissários europeus Neven Mimica, Elżbieta Bieńkowska, Carlos Moedas e Mariya Gabriel, refere-se que “a América Latina e a Europa nunca estiveram tão intimamente conectadas. A nova autoestrada digital suportará a inovação, sendo um passo em frente na criação de uma área comum de pesquisa UE-América Latina. O projeto também reflete o compromisso da UE de trabalhar em conjunto com a América Latina para a implementação da Agenda 2030”.

O consórcio privado EllaLink será responsável pela construção e desenvolvimento do cabo, na sequência de um contrato assinado com o BELLA. O projeto deverá arrancar nos primeiros meses deste ano, prevendo-se que a primeira transmissão de dados através do novo cabo ótico ocorra no final de 2020. Terá quase 10 mil quilómetros de extensão e permitirá atingir velocidades de transmissão de dados de 100 Gbps, contra os atuais 10 Gbps).

2019-06-26 | Atualidade Nacional

Por determinação do regulador das comunicações


2019-06-17 | Atualidade Nacional

No decurso do MOCHE XL Esports by Huawei


Oferta de 3,6 mil milhões de euros é amigável


Para promover colaboração com a indústria e estabelecer padrões comuns


2019-06-26 | Breves do Sector

Dedicado ao tema “Purpose is the New Digital”


2019-06-26 | Breves do Sector

Localidade alentejana passa a ter cobertura de 100% a alta velocidade