Google e Apple já disponibilizaram solução de contact tracing

2020-05-21 As duas gigantes tecnológicas já disponibilizaram às autoridades de saúde mundiais a solução tecnológica que criaram em parceria para o rastreio do COVID-19. A plataforma de contact tracing para smartphones com sistemas operativos de ambas (Android e iOS) notifica automaticamente as pessoas que possam ter sido expostas ao coronavírus.

Em comunicado conjunto, Google e Apple referem as aplicações já estão disponíveis para as autoridades sanitárias de todo o mundo e garantem a privacidade dos dados. "O que construímos não é uma aplicação, mas mais um interface de programação (API) que as agências de saúde poderão integrar nas suas próprias aplicações", esclarecem.

Assim, a utilização da API dependerá agora de cada país, que terá de construir uma aplicação a partir dessa plataforma. Em Portugal, foi desenvolvido um projeto liderado INESC TEC para a criação da aplicação móvel Stayaway Covid, tudo apontando para que seja essa que usará a tecnologia da Apple e da Google.

Para já, a tecnologia vai chegar a 22 países e três estados americanos, distribuídos pelos cinco continentes. No caso dos Estados Unidos, a API chegou ao Alabama, Carolina do Sul e Dakota do Norte. Nas próximas semanas as APIs serão disponibilizadas em mais regiões, a nível global. Estará disponível apenas uma aplicação por país.

O software desenvolvido baseia-se na tecnologia de Bluetooth para detetar outros smartphones na proximidade Caso o utilizador tenha uma app de controlo de distâncias instalado, será alertado caso tenha entrado em contacto com alguém que tenha sido diagnosticado positivamente com COVID-19.


IDC antevê recuperação em 2021 com oferta do 5G


Empresa especializada em Amazon Web Services


Para ganhar maior agilidade na resposta ao mercado


Para dar resposta às novas tendências de digitalização


Papel dos governos, empresas e cidadãos também é fundamental


Three Sweden arranca em junho e Telenor até final do ano