Google processada por alegada violação de privacidade nos EUA

2020-06-04 A Google armazena milhões de dados dos utilizadores da Internet, todos os dias, de forma não autorizada e sub-reptícia, mesmo que a informação não seja partilhada publicamente. A acusação vem de um grupo de três consumidores norte-americanos, que avançaram com uma ação coletiva contra a gigante tecnológica. A agência Bloomberg diz que o processo pode representar uma multa de até cinco mil milhões de dólares.

Na denúncia apresentada no tribunal federal de San Jose, na Califórnia, refere-se que a Google rastreia e recolhe o histórico de navegação dos utilizadores, bem como outros dados de atividades da internet, independentemente das salvaguardas que os consumidores possam adotar para proteger a sua privacidade. Este é o segundo processo do género da gigante, depois de ter sido levada a tribunal por recolher dados de localização e violar as leis de proteção do consumidor no Arizona.

Os queixosos dizem que a gigante recorre a ferramentas como a Google Analytics ou a Google Ad Manager, assim como aplicações para smartphones e computadores e plug-ins de websites, para monitorizar o que milhões de utilizadores fazem. Mesmo quando estes usam o modo incógnito do Google Chrome.

A gigante já veio dizer em comunicado que vai contestar todas as alegações, garantindo que o modo incógnito do Google Chrome dá aos utilizadores a opção de navegar a internet sem que a sua atividade fique registada no browser ou no equipamento. No entanto, destaca que menciona "claramente que, de cada vez que é aberta uma nova janela incógnita, alguns websites poderão recolher informação sobre as atividades realizadas durante a sessão online".

Os utilizadores alegam que embora a Google permita que desativem a recolha de dados ao usar o navegador Chrome, existem outras ferramentas usadas pelos próprios sites recolhem automaticamente os dados, sem autorização. E que a gigante recolhe informações, incluindo endereços IP e históricos de navegação, sempre que os utilizadores visitam páginas ou usam aplicações associadas a serviços comuns da Google, como o Google Analytics ou o Google Ad Manager.

Com uma experiência digital conectada, controlado através de um smartphone


Postmates opera no mercado norte-americano


Tecnológica apresenta Relatório de Impacto Sustentável e novas metas para 2025


Com regulamento que facilita transição para a nova geração móvel


Para reforçar atividades terá investido 180 milhões de dólares


No âmbito de uma mudança estratégica na rede de retalho


Fabricante reforça posição no ranking BrandZ


Gigante terá dado mais de 1,2 mil milhões pela startup