Huawei e Baidu assinam acordo estratégico mundial

2018-05-09 A Huawei e a Baidu anunciaram parceria estratégica que abrange desde plataformas e tecnologia para inteligência artificial (IA) até serviços de internet e ecossistemas de conteúdos. Pretendem desenvolver um ecossistema móvel aberto para IA, baseado no sucesso partilhado, ao mesmo tempo que estimulam o desenvolvimento de novas aplicações e fornecendo aos consumidores de todo o mundo a IA que “o conhece melhor”.

“O futuro está nos equipamentos inteligentes que nos vão servir ativamente, não apenas dando resposta ao que lhe perguntamos. Com um forte background em I&D, a Huawei trabalhará com a Baidu no sentido de acelerar o processo de inovação do sector, desenvolver smartphones de última geração e oferecer aos consumidores IA que os ‘conhece melhor’”, diz Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Busines Group.

O projeto é construir um ecossistema aberto utilizando a plataforma de IA HiAI da Huawei e a BaiduBrain, um conjunto de ativos e serviços de IA da empresa. O ecossistema aberto irá alavancar a Neutral Network Processing Unit (NPU) e a estrutura de deep learning PaddlePaddle da Baidu e vai fortalecer os criadores de IA, garantindo um conjunto alargado de ofertas de IA e novas experiências de serviços inteligentes.

As duas empresas trabalharão em conjunto no reconhecimento de voz e imagem para equipamentos inteligentes, de forma a facilitar uma mais clara interação entre humanos e máquinas. Vão ainda construir em conjunto um ecossistema de realidade aumentada (RA), combinando hardware e software para criar uma mais imersiva e acessível experiência RA no dia a dia dos consumidores. Considerando os serviços de internet e ecossistemas de conteúdos, as duas empresas vão fortalecer a cooperação em áreas como a pesquisa e feed para oferecer aos clientes conteúdo mais rico e uma experiência de serviço mais intuitiva e conveniente.

Para além da inteligência artificial, irão trabalhar em conjunto no processamento de imagem e voz para equipamentos inteligentes, para facilitar a interação entre humanos e máquinas. Vão criar um ecossistema de RA, combinando hardware e software para criar uma mais imersiva e acessível RA no dia a dia. Considerando serviços, internet e ecossistemas de conteúdos, estas empresas vão fortalecer a sua parceria em áreas como a pesquisa para oferecer aos consumidores conteúdo mais rico e uma experiência de serviço mais intuitiva e conveniente.

A Huawei é líder na produção de smartphones em todo o mundo. Valorizando fortemente o consumidor, a Huawei explora ativamente o futuro das tecnologias inteligentes, de forma a ajudar a melhorar a experiência digital, que inclui inovação em 5G, IA, RA, realidade virtual, e outros territórios relacionados. Em 2017, a Huawei lançou o Mate10, o primeiro smartphone do mundo com chipset IA integrado, o Kirin 970. A Huawei tem construído ativamente o ecossistema HiAI baseado nestes chips.

Já a Baidu é líder no fornecimento de pesquisa de Chinese Language Internet e, desde 2016, a sua estratégia tem-se focado em dois pilares chave, fortalecendo por um lado a sua base em mobile e liderando ainda a área IA. Está a utilizar IA para elevar a sua atual área estratégica de negócio e, em paralelo, construir iniciativas com IA integrada, através de uma plataforma aberta e ecossistema de IA.

Depois de uma década de rápido progresso, a indústria de smartphones alcançou um ponto de desenvolvimento crítico e os smartphones de próxima geração estão já no horizonte. Tecnologias interativas incluindo voz, visão de máquinas e IA irão impulsionar o sector. Originalmente desenvolvidos para serem uma ferramenta pessoal, os smartphones tornam-se numa extensão do corpo humano e também assistentes de IA para os consumidores. Neste momento crítico do sector, a Huawei e a Baidu continuarão a dar prioridade às necessidades do consumidor e a alavancar as suas forças, criando uma parceria que beneficie todos.
A IA está a motivar uma nova onda de transformação no sector. A cooperação estratégica aprofundada entre Huawei e Baidu abre novas possibilidades para o desenvolvimento de IA e outras tecnologias. Isso irá ajudar a criar a estrutura necessária para um ecossistema móvel sustentável, de forma a que a tecnologia do futuro seja capaz de melhor entender os utilizadores, salvar pessoas e promover melhores outputs económicos e sociais em todo o mundo.

2018-05-25 | Atualidade Nacional

Para o desenvolvimento de competências em gestão de informação


2018-05-25 | Atualidade Nacional

Multinacional francesa lança iniciativa de captação internacional


Por violação de patentesda marca da maçã


Europeus têm mais controlo sobre recolha e utilização de dados pessoais


2018-05-25 | Breves do Sector

Para ajudar a implementar o Regulamento Europeu de Proteção de Dados


2018-05-21 | Breves do Sector

Incluem o conversível empresarial mais pequeno do mundo