IBM tem novas capacidades na cloud para IA

2018-09-19 A IBM anunciou novas tecnologias que oferecem às empresas mais transparência na utilização da Inteligência Artificial (IA), permitindo que aproveitem ao máximo o seu potencial. O novo serviço de software deteta automaticamente qualquer indício tendencioso, de distorção ou de parcialidade, e que explica como a IA chegou a uma determinada decisão – à medida que elas vão sendo tomadas. Está disponível na IBM Cloud e permite às organizações gerir vários sistemas de IA e de diferentes fornecedores do setor.

As empresas vão poder também contar com o apoio da IBM Services de modo a aproveitar o novo serviço. Além disso, a IBM Research disponibilizará na comunidade open source um conjunto de ferramentas de deteção e mitigação de questões de parcialidade em IA, fornecendo soluções e formação como incentivo à colaboração global para alcançar novos avanços nesta temática.

"A IBM tem liderado o setor ao estabelecer princípios de confiança e transparência para o desenvolvimento de novas tecnologias em IA. Está na hora de passar dos princípios à prática. Queremos dar mais transparência e controlo às empresas que usam inteligência artificial e que enfrentam potenciais riscos de tomarem decisões incorretas”, diz Beth Smith, General Manager Watson AI da IBM.

Estes desenvolvimentos surgem na sequência de um novo estudo do Institute for Business Value da IBM, que revela que, enquanto 82% das empresas estão a considerar adotar soluções de IA, 60% ainda temem questões relacionadas com termos de responsabilidade e 63% referem não possuírem internamente os recursos com as competências certas para gerir com confiança esta tecnologia.

As novas capacidades da IBM para uma maior transparência e confiança, disponíveis na IBM Cloud, têm como base modelos construídos a partir de uma ampla variedade de frameworks de machine learning e sistemas de IA como o IBM Watson, o Tensorflow, o SparkML, AWS SageMaker e AzureML. O que significa que as empresas podem usar estes novos controlos em grande parte dos ambientes de IA mais usados pelas empresas e disponíveis hoje no mercado.

Este serviço de software totalmente automatizado oferece uma explicação clara sobre as decisões que foram tomadas e deteta indícios tendenciosos e de parcialidade em qualquer modelo de IA à medida que as decisões vão sendo tomadas - capturando resultados potencialmente incorretos e injustos enquanto ocorrem. Além disso, o software também recomenda automaticamente que dados devem ser adicionados ao modelo para ajudar a atenuar qualquer tendência detetada.

As explicações são fornecidas de forma simplificada, dando indicação sobre que fatores influenciaram a decisão numa determinada direção face a outra, a confiança na recomendação e ainda os fatores que permitem sustentar esse estado de confiança. Além disso, os registos sobre a exatidão, o desempenho e a equidade do sistema de IA são facilmente rastreados e recuperados para questões relacionadas com a melhoria do serviço de atendimento ao cliente ou com a regulação ou conformidade, como é o caso do RGPD.

Todas estas capacidades estão disponíveis através de dashboards, oferecendo aos utilizadores uma capacidade incomparável de entender, explicar e gerir decisões baseadas em IA e reduzir a dependência de skills específicas em AI.
A IBM Research está também a disponibilizar à comunidade open source o conjunto de ferramentas AI Fairness 360 - uma biblioteca de novos algoritmos, códigos e tutoriais que proporcionarão a académicos, investigadores e data scientists as ferramentas e os conhecimentos para continuarem este trabalho e integrarem estas novas capacidades durante a construção e a aplicação de modelos de machine learning.  A comunidade global de open source é assim incentivada a trabalhar em conjunto para oferecer mais transparência à IA. Mais informações no blogue.

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