Lenovo ultrapassa HP nas vendas de PC’s no 2º trimestre

2019-07-12 As vendas mundiais de PCs cresceram no segundo trimestre, com a atualização do Windows 10 a impulsionar a procura. Dados da IDC e da Gartner mostram uma subida de 4,7% e de 1,5%, respetivamente, com ambas a destacarem que a Lenovo ultrapassou no trimestre a HP como a número um mundial em vendas.

No total, foram vendidos 64,9 milhões de unidades no segundo trimestre, mais 4,7% que um ano antes, pelas contas da IDC. A consultora atribuiu esta subida, para além do Windows 10, à menor escassez de fornecimentos de CPU’s da Intel, assim como às tensões comerciais. Já pelas contas da Gartner, venderam-se 63 milhões de PC’s, com uma subida homologa de 1,5%. Destaca também que os há sinais de que a escassez de oferta de CPU’s da Intel está a diminuir, mas que os problemas de fornecimentos até junho permitiram que os três principais fornecedores mundiais ganhar maior quota de mercado no segundo trimestre.

As duas consultoras definem o mercado de PCs de forma ligeiramente diferente. Os dados da Gartner incluem PCs baseados em desktops, notebooks e premiums ultramobile (como o Microsoft Surface), mas não Chromebooks ou iPads. Já a IDC contabiliza desktops, notebooks (incluindo Chromebooks) e estações de trabalho, mas não tablets ou x86 Servers.

No entanto, ambas destacam que a Lenovo ficou com 25% do mercado no segundo trimestre, graças ao crescimento anual de dois dígitos nas vendas. Segundo a Gartner, a marca vendeu 15.774 dispositivos, enquanto a IDC diz que foram 16.254. Já a HP surge agora na segunda posição, com mais de 20% do mercado e um crescimento homologo de alguns pontos percentuais. A Dell manteve-se na terceira posição, seguida da Apple e Acer, que completam o top 5 dos vendedores mundiais.


2019-11-13 | Atualidade Nacional

Grupo sobe receitas e clientes em todos os segmentos de mercado


2019-11-13 | Atualidade Nacional

Com crescimento nos negócios fixo e móvel


Negócio deverá ficar fechado em 2020


Em causa está a preferência dos consumidores pelo online