Microsoft investe mil milhões de dólares na OpenAI

2019-07-23 A Microsoft anunciou uma parceria exclusiva com a OpenAI para o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial (IA) de grande escala. Pretendem construir uma plataforma de computação em Azure com uma escala sem precedentes. O projeto implica um investimento de mil milhões de dólares da Microsoft na sua parceira, para criar uma nova geração de aplicações de IA.

A parceria assenta em três vertentes distintas: ambas vão desenvolver uma nova plataforma de supercomputação baseada em Azure, que será dedicada a sistemas de IA; as novas tecnologias da OpenAI serão desenvolvidas em Azure; e a Microsoft passa a ser o parceiro preferencial da OpenAI na comercialização de tecnologias de IA. A plataforma de supercomputação baseada em Azure vai servir para treinar e executar modelos avançados de IA geral, categoria de sistemas de IA com propósitos mais abrangentes.

Em comunicado, a Microsoft adianta que na última década, as aplicações inovadoras de redes neurais profundas, juntamente com o aumento do poder computacional, levaram a contínuas descobertas de IA em áreas como visão, fala, processamento de linguagem, tradução, controle robótico e até jogos. Mas se os sistemas modernos de IA funcionam bem para problemas específicos para os quais foram treinados, obter sistemas de IA para ajudar a resolver alguns dos problemas mais difíceis que o mundo enfrenta exigirá generalização e domínio profundo de várias tecnologias de IA.

Ambas as empresas partilham a visão de que a IA trabalhe com pessoas para ajudar a resolver problemas multidisciplinares atualmente sem solução, incluindo desafios globais como as mudanças climáticas, cuidados de saúde e educação mais personalizada.

“A IA é uma das tecnologias mais transformadoras do nosso tempo e tem o potencial de ajudar a resolver muitos dos desafios mais prementes do mundo. Ao unir a tecnologia revolucionária da OpenAI com as novas tecnologias de supercomputação do Azure AI, a nossa ambição é democratizar a IA – mantendo sempre a segurança em primeiro plano – para que todos possam beneficiar dela”, afirma Satya Nadella, CEO da Microsoft.

“A criação da IA geral vai ser o desenvolvimento tecnológico mais importante da história, com o potencial de moldar a trajetória da humanidade. A nossa missão é assegurar que a tecnologia beneficie toda a humanidade e estamos a trabalhar com a Microsoft para criar a base de supercomputação sobrea a qual assentará a IA geral. Acreditamos que é crucial seja implantada com segurança e que seus benefícios económicos sejam amplamente distribuídos”, acrescenta Sam Altman, CEO da OpenAI.

A OpenAI foi fundada em 2015, na altura como organização sem fins lucrativos. Em março deste ano passou a operar como uma empresa. Entre os seus fundadores estão nomes como Elon Musk (Tesla/SpaceX), Peter Thiel (PayPal/Palantir) e Reid Hoffman (PayPal/LinkedIn).
 

2019-08-02 | Atualidade Nacional

Sentido provável de decisão segue agora para consulta pública


Há menor procura dos modelos topo de gama


2019-07-25 | Breves do Sector

Nas modalidades de carregamento e pagamento por fatura