Operadores suecos Telia e Tele2 lançam redes comerciais 5G

2020-05-28 Os operadores suecos Telia e Tele2 acabam de anunciar o lançamento das redes comerciais 5G no país, para já apenas em algumas cidades, mas que se vão estender gradualmente a mais regiões, de acordo com o European 5G Observatory.

A Telia Sweden tem já a sua rede 5G ativa em 15 estações base em Estocolmo, que usam o espetro dos 700MHz, e até final do ano espera estender a sua cobertura a 12 cidades, incluindo Gotemburgo e Malmo. O operador trabalha em parceria com a Ericsson, que está a fornecer os produtos e soluções de acesso rádio. A rede funciona a 100% com energias renováveis.

Já a Tele2 arrancou em Estocolmo, Gotemburgo e Malmo a 24 de maio, usado espetro nas bandas dos 80MHz e 3.6 GHz. O operador disponibiliza acesso gratuito à rede até 24 de junho aos seus clientes com subscrições ilimitadas, desde que tenham um dispositivo compatível. No arranque, já oferece velocidades de acesso que ultrapassam 1 Gbit/s.

No que respeita à Three Sweden, antecipa lançar a sua rede em junho em 5 cidades suecas, além de várias áreas de Estocolmo. E a Telenor Sweden anunciou planos para lançar os seus serviços 5G até final do ano. Recorde-se que o governo sueco adiou o leilão de frequências dos 2.3GHz e 3.5GHz para os serviços de 5G no início do ano, esperando agora reiniciar o processo em novembro.



Com uma experiência digital conectada, controlado através de um smartphone


Postmates opera no mercado norte-americano


Tecnológica apresenta Relatório de Impacto Sustentável e novas metas para 2025


Com regulamento que facilita transição para a nova geração móvel


Para reforçar atividades terá investido 180 milhões de dólares


No âmbito de uma mudança estratégica na rede de retalho


Fabricante reforça posição no ranking BrandZ


Gigante terá dado mais de 1,2 mil milhões pela startup