Resultados trimestrais tornam Apple na cotada mais valiosa do mundo

2020-08-04 Depois de apresentar os resultados relativos ao 3º trimestre do ano fiscal, a Apple passou a ser a cotada mais valiosa do mundo na Wall Street, destronando a petrolífera saudita Aramco, e alcançando uma capitalização bolsista de 1,84 biliões de dólares. A gigante conseguiu registar resultados positivos em todas as áreas de negócio, apesar dos impactos da pandemia. E, graças ao iPhone SE, foi a única fabricante mundial a crescer no trimestre em vendas de dispositivos.

No total, as vendas aumentaram 11%, para 59,7 mil milhões de dólares, face a período homologo, com um crescimento de duplo dígito nos seus segmentos de produtos e serviços. O que lhe permitiu ultrapassar largamente todas as previsões dos analistas, já que se tratava de um período em que a marca registou disrupções nas operações, com a pandemia, nomeadamente o encerramento de lojas.

Com o encerramento das suas lojas de retalho no trimestre, especialmente nos Estados unidos, a companhia beneficiou das tendências do teletrabalho dos seus colaboradores e do forte aumento das vendas online, que impulsionaram as suas operações. Declinando avançar com previsões para o atual trimestre, com a incerteza e torno da pandemia, o CFO da Apple, Luca Maestri, adiantou que se espera que o fornecimento do iPhone no outono seja adiado por algumas semanas. A Apple costuma lançar novos iPhones no final de setembro.

"Estamos conscientes de que estes resultados são um grande alívio durante um período de real adversidade económica para as pequenas e médias empresas e, certamente, para famílias", disse o CEO da Apple, Tim Cook.

Tendo em conta que os negócios da Apple são altamente sazonais, a companhia registou o seu crescimento mais alto de sempre num terceiro trimestre do seu ano fiscal, que costuma ser sempre o mais lento do ano. Só os serviços cresceram quase 15%, levando a gigante a superar a sua meta interna de 50 mil milhões de dólares de vendas anuais de serviços.

"Estamos orgulhosos em anunciar que alcançámos nossa meta de duplicar a receita de serviços seis meses antes do previsto", disse Cook. Os fortes resultados do trimestre em vendas de Mac e iPad surgiram num cenário de escassez de stocks e foram impulsionadas pela tendência do teletrabalho.


Em análise estão ainda as práticas de publicidade da gigante


Bruxelas prepara pacote para o setor financeiro


Inspirado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU


Presidente rotativo garante que grupo vai continuar a investir


Para trazer para o mercado arquiteturas e serviços de última geração


Nova área promete criar modelo rápido de migração para a cloud


Bruxelas quer tornar todas as aplicações públicas mais acessíveis em 2021


Lei dos Serviços Digitais deverá ser anunciada até final do ano


De acordo com estudo publicado pela CE sobre o potencial da transformação para a economia


Bruxelas quer mais investimentos e mais coordenação na Europa