Salesforce compra Tableau por 15,3 mil milhões

2019-06-12 A Salesforce vai comprar a empresa de análise e visualização de dados Tableau, naquela que será a sua maior aquisição de sempre. Vai desembolsar 15,3 mil milhões de dólares pela totalidade do capital. A operação deverá ser concretizada no terceiro trimestre, tendo as duas administrações chegado já a acordo. Este é considerado um grande negócio para a Salesforce, no âmbito da sua estratégia de diversificação para além do software de CRM, entranto em força na analítica.

Já no ano passado, a Salesforce tinha dado 6,5 mil milhões de dólares para adquirir a startup de integração de aplicações, dados e dispositivos Mulesoft. De acordo com os analistas, o chairman e CEO, Marc Benioff, está disposto a pagar um preço elevado para tornar a empresa uma superpotência de software, concorrendo com gigantes como a Microsoft, Oracle e Amazon.

A justificação dada para a aquisição da Tableau é a de ajudar as pessoas a verem e a compreenderem os dados”, complementando o que faz a Salesforce, que ajuda as pessoas a envolverem-se e a compreenderem os consumidores. “Juntámos a número 1 em CRM com a número 1 das plataformas analíticas”, referiu o seu líder.

É ainda uma forma de dar continuidade à estratégia de diversificação de ferramentas disponibilizadas aos clientes (além das que facilitam o suporte ao cliente) numa única plataforma de vendas e marketing omnicanal, a Customer 360. A multinacional diz ainda que vai trabalhar com a Tableau para expandir a plataforma Einstein, que usa inteligência artificial no suporte ao cliente.

A Tableau, que já é uma startup unicórnio, valendo mais de mil milhões de dólares), tem uma carteira de cerca de 86 mil clientes empresariais, que inclui gigantes como a Verizon, a Netflix e Schneider Electric. Os analistas dizem que a decisão da Salesforce foi também uma resposta à Google, que na semana passada comprou a concorrente da Tableau, a Looker, por 2,6 mil milhões de dólares. A Tableau vai manter a marca e os escritórios em Seattle, continuando a operar de forma independente, com a gestão do presidente executivo e da sua equipa.

Previsões da IDC apontam para que a analítica de dados tenha registado receitas de 166 mil milhões de dólares no ano passado, mais 11,7% que um ano antes. Em 2022, o valor será de 260 mil milhões de dólares. É, por isso , um mercado apetecível para a Salesforce, que tentou há algum tempo comprar a Linkedin, que acabou por ser vendida em 2016 à Microsoft.

2019-09-13 | Atualidade Nacional

Roadshow internacional do grupo vai passar pelo mercado nacional


2019-09-12 | Atualidade Nacional

Regulador e operador avançam como comunicados e acusações


Pelas suas práticas na área da publicidade


Para pôr fim a um processo de fuga aos impostos


2019-09-12 | Breves do Sector

Com uma experiência de gaming única


2019-09-12 | Breves do Sector

Tecnologia de comunicação NarrowBand-IoT permite recolha de dados de consumo