Trump barra vendas chinesas nos EUA e Huawei diz que haverá atraso no 5G

2019-05-17 As tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China vão aumentar de tom, depois de uma ordem executiva de Donald Trump que dá ao governo norte-americano o poder de impedir empresas americanas de comprarem equipamentos aos grupos chineses. O que poderá, efetivamente, impedir de vez fabricantes como a Huawei de operar naquele país. A gigante já veio dizer que o país vai atrasar a expansão no 5G.

A justificação dada para esta decisão do presidente dos EUA é a mesma que tem vindo a ser dada, de que as redes de telecomunicação que usam equipamentos Huawei podem ser utilizadas pela China para espionagem.
Esta ordem permite ao governo americano regular a economia, se considerar que o país está a passar por uma emergência nacional que ameace diretamente a segurança da nação. Quando entrar em vigor, no prazo de 150 dias, todas as negociações entre empresas americanas e chinesas que envolvam as TIC terão que ser aprovadas pelo governo.

O que impedirá as empresas chinesas de entrar nos Estados Unidos, prejudicando até as norte-americanas, como a Qualcomm, que dependem do fornecimento de componentes chineses na sua produção. Acresce que o Departamento do Comércio colocou a Huawei na lista negra dos Estados Unidos, o que poderá impedir as empresas norte-americanas de venderem os seus produtos à gigante chinesa.

A gigante chinesa, numa reação à ordem executiva de Donald Trump, avançou com um comunicado onde volta a negar as acusações de espionagem, garantido que a medida não vai aumentar a segurança dos EUA. Vai é impedir que as empresas americanas comprem equipamentos chineses, atrasando a expansão do 5G no país, tendo em conta que a fabricante é a líder global da tecnologia. Empresas e consumidores vão sair penalizados, garante.

De acordo com a fabricante, as empresas dos EUA ficarão limitadas a alternativas inferiores e mais caras e vão ficar para trás no desenvolvimento do 5G. Acresce que, impondo-se “restrições não razoáveis”, isso poderá levantar questões legais graves. 

2019-06-17 | Atualidade Nacional

No decurso do MOCHE XL Esports by Huawei


2019-06-14 | Atualidade Nacional

João Bento reverte estratégia adotada até agora pelo grupo postal


Innovation Scoreboard 2019 mostra melhoria do desempenho


Fabricante prepara-se para corte de serviços com empresas dos EUA


2019-06-11 | Breves do Sector

Para ajudar as empresas a compreender melhor e prever problemas


2019-06-06 | Breves do Sector

É o único operador a disponibilizar aplicação de tv em consolas