Venda de PC’s cresce pela 1º vez em 6 anos

2018-07-13 Finalmente, as vendas mundiais de computadores voltaram a crescer no segundo trimestre deste ano, depois de seis anos de perdas. Os números da IDC e da Gartner confirmam esse reforço, embora com valores distintos. A IDC diz que a subida foi de 2,7% e a Gartner de uns modestos 1,4%.

As duas consultoras analisam este mercado com critérios diferentes. Os dados da IDC incluem os Chromebooks e excluem os Windows tablets, incluindo que têm teclado descartável, como os Surface Pro. Já a Gartner contabiliza os tablets com sistema operativo Windows como PC’s e exclui os a Chromebooks ou outros tablets sem Windows.

O crescimento nas vendas de PC’s no segundo trimestre do ano foi impulsionado pela procura do mercado empresarial, com a atualização dos seus equipamentos, o que compensou a queda no segmento de consumo. Os consumidores continuam a preferir os smartphones para quase todas as atividades, o que reduz a necessidade de ter um computador.

A estimativa da Gartner é de um reforço de 1,42% no trimestre, com a venda de 62,1 milhões de unidades. Desde 2012 que não crescia, com a preferência do mercado pelos smartphones e tablets. Todas as regiões apresentaram um reforço em relação aos números do ano passado.

A chinesa Lenovo e americana HP ficaram empatadas na liderança do mercado, com 21,9% cada uma, seguidos da Dell (16,8%) e da Apple (7,1%). Mas todas registaram crescimentos nas vendas, assim como a Acer, enquanto os demais recuaram. O que reforça a ideia de que o top  5 de fabricantes vai continua a dominar o mercado.
 

2019-03-22 | Atualidade Nacional

Em parceria com NOVA, Politécnico do Porto, Inesc e Beta-i


Serviços comerciais têm lançamento para início de abril


2019-03-25 | Breves do Sector

Stadia poderá chegar no final do ano a alguns mercados


2019-03-25 | Breves do Sector

Para transformar operações e reduzir custos