Vodafone tem 50 milhões de ligações IoT

2017-03-15 A Vodafone ultrapassou os 50 milhões de ligações de Internet das coisas (IoT), sendo o primeiro operador mundial a ultrapassar este marco. O grupo tem registado um crescimento sustentado de mais de um milhão de ligações por ano, particularmente elevado nos setores automóvel, saúde, pagamentos, segurança e utilities.

Este conjunto extenso de ligações é gerido através de uma plataforma única e global, que assegura a mesma experiência de utilização, independentemente do ponto do globo onde se encontram os clientes. A Vodafone Portugal tem um papel decisivo neste âmbito, já que o Centro de Competências de Internet of Things conta com uma equipa especializada que, a partir de Portugal, trabalha diariamente no desenvolvimento de soluções para o mercado nacional e para todo o universo Vodafone.

“A ativação de 50 milhões de cartões IoT prova, uma vez mais, que a Vodafone é já um player de referência na criação das cidades e empresas do futuro – mais inteligentes e sustentáveis, interligando dispositivos, organizações, cidadãos e serviços em benefício de todos”, refere a empresa em comunicado. Este posicionamento está patente precisamente no claim da empresa em matéria de IoT: “To connect every Machine to transform lives and businesses”.

O portefólio de IoT é cada vez mais transversal e abrange, por exemplo, soluções como Smart Parking (gestão de estacionamentos), Smart Waste (otimização de rotas e recursos no processo de recolha de resíduos), Smart Lights (gestão inteligente de postes de iluminação), Smart Buildings (gestão dos recursos elétricos dos edifícios), Smart Counting (contabilização de entradas num determinado espaço), Smart Mapping (plataforma digital de informação e comunicação urbana).

A tecnologia IoT gerida pela Vodafone usa as infraestruturas de redes de última geração das várias operações do grupo, bem como as redes de parceiros e de outros operadores, com o objetivo de oferecer serviços de conectividade simples e globalmente uniformizados, cobrindo praticamente todos os países do mundo.

“A Vodafone foi uma das primeiras empresas a acreditar no potencial da IoT para transformar os negócios e a vida. O marco de 50 milhões é o testemunho do nosso foco persistente e empenho na inovação num sector dinâmico e em rápido crescimento”, afirma Ivo Rook, diretor de IoT do Grupo Vodafone.

Líder mundial na tecnologia Machine-to-Machine (M2M), a Vodafone foi classificada em 2016 como a empresa melhor posicionada, a nível global, para responder aos desafios do IoT, pela sua “abrangência de visão” e “capacidade de execução” no Gartner’s Magic Quadrant pelo quarto ano consecutivo. Num mercado altamente competitivo, foi igualmente reconhecida nos últimos cinco anos como “líder global consistente” em serviços IoT no estudo da Machina Research.
 
 

2017-09-22 | Atualidade Nacional

Operador do serviço universal terá que aplicar novas regras já em outubro


2017-09-22 | Atualidade Nacional

Sentido provável de decisão do regulador setorial


Poderia afetar 2 mil milhões de utilizadores à escala global


Objetivo é agilizar mudanças no mercado mundial


2017-09-19 | Breves do Sector

Parceria responde às mudanças no panorama de segurança


2017-09-19 | Breves do Sector

Para otimizar as suas aplicações e serviços