Accenture inaugura Braga Delivery Center

2017-06-14 A Accenture Portugal acaba de inaugurar o novo centro de tecnologia em Braga. Este centro, o segundo do grupo no mercado nacional, conta já com cerca de 100 profissionais altamente qualificados e especializados, e deverá duplicar a sua capacidade no próximo ano. Enquanto centro de prestação de serviços de alto valor acrescentado, apoia atualmente várias organizações em Portugal e ainda clientes na Europa, África, América do Norte e América Latina.

A escolha de Braga para abrir o segundo centro tecnológico resultou da existência de recursos humanos qualificados fornecidos pela Universidade do Minho, mas também da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade do Porto. O valor do investimento é da ordem das “centenas de milhares de euros”, segundo José Gonçalves, presidente da Accenture Portugal. A aposta em Braga resultou ainda de uma tentativa de “fixar os recursos humanos durante mais tempo, porque em Lisboa há muita rotatividade de pessoal”. Cerca de 30% do pessoal de Braga veio do centro tecnológico da capital, que funciona desde 2013.

Nos poucos meses de atividade, o Braga Delivery Center já tem resultados para apresentar: cerca de 55% dos serviços de sistemas de informação e outsourcing de processos produtivos são vendidos a uma dezena de países em quatro continentes. A nível global, a Accenture possui meia centena de centros tecnológicos em todo o Mundo, mas os portugueses especializaram-se em inovação e criação de competências, ao passo que outros centros se ocupam de processos massificados e pouco inovadores.

Robótica, inteligência artificial e outras áreas de new IT são as apostas no mercado nacional. Segundo o líder da subsidiária, o alargamento das atividades da consultora além da consultoria estratégica, como serviços de implementação de sistemas de informação e transformação de processos produtivos por integração de tecnologia tem permitindo uma expansão das receitas. Em 2016, ultrapassou os 100 milhões de euros de volume de negócios, aproximando-se este ano dos 150 milhões. 30% corresponda a exportações.

2017-06-26 | Atualidade Nacional

São 172 medidas que apostam na cooperação e transversalidade


2017-06-26 | Atualidade Nacional

Plataforma que liga médicos a refugiados foi a grande vencedora


De acordo com estudo anual da Reuters em 36 países


Para acelerar adoção de redes do futuro


2017-06-26 | Breves do Sector

e-Marketplace apresentado esta semana no Museu da Eletricidade