Alexandre Fonseca é o novo CEO da PT

2017-11-22 Confirmou-se o que já se falava. Há mudanças na liderança da PT. Alexandre Fonseca é o novo CEO e Cláudia Goya passa a chairman. Paulo Neves apresentou a demissão e saiu do grupo. O fundador da Altice garante que esta reorganização não vai alterar a estratégia definida e que Portugal é uma grande aposta.

O homem de confiança da Altice, que estava no grupo há mais tempo – começou na Cabovisão, quando esta foi adquirida pelo grupo e passou depois à Oni – é agora o CEO da Portugal Telecom/Meo. O até agora Chief Tecnology Officer (CTO) passa assim a CEO com “efeitos imediatos”, como confirma um comunicado da Altice.

Já Cláudia Goya, que há quatro meses ocupava o cargo de CEO, passa a chairman, mas sem funções executivas, ao contrário do seu antecessor, Paulo Neves, que geria o processo de compra da Media Capital, e que se demitiu do cargo, saindo da PT.

A Altice reitera que o processo de compra da dona da TVI, que está a ser analisado pela Autoridade da Concorrência, é uma "clara e inequívoca aposta", sendo o dossier agora gerido pela estrutura internacional do grupo. Que adianta que as mudanças surgem na sequência da “reorganização do grupo recentemente anunciada, com uma nova estrutura de gestão e modelo de governance, reforçando assim os compromissos oportunamente assumidos com Portugal”.

O comunicado adianta que o novo líder para Portugal “é o rosto da execução do projeto de infraestruturação em fibra ótica que em dois anos já cobriu mais de 4 milhões de casas em Portugal, recorrendo a tecnologia quase 100% portuguesa, bem como sob o seu comando, mais de 650 engenheiros portugueses, na Altice Labs, têm criado e levado a tecnologia nacional a quase 40 países em todo o mundo". O CTO passa a ser Luís Alveirinho, até aqui Diretor de Engenharia e Operações de Rede.

A notícia destas mudanças começou na segunda-feira, mas o grupo garantiu na altura que não havia quaisquer alterações. A decisão terá, no entanto, sido tomada na passada sexta-feira. Isto depois das mudanças na liderança de tipo da Altice, com a demissão de Michel Combes, que renunciou ao cargo de CEO do grupo a 9 de novembro. Patrick Drahi passou a presidente da empresa, Dexter Goei a presidente executivo e Dennis Okhuijsen a CEO da Altice Europe. Já o português Armando Pereira passou a ser responsável operacional pelas operações de telecomunicações do grupo.

A Altice garante que a "nova estrutura representa um retorno à organização inicial que fez crescer e credibilizou o grupo Altice no mundo".  Recorde-se que depois da reorganização, o grupo anunciou que tem agora como foco a resolução dos problemas operacionais e a redução do endividamento, da ordem dos 50 mil milhões de euros, que tem provocado uma quebra abrupta da cotação das ações empresa em bolsa.

2017-12-08 | Atualidade Nacional

Restantes 5 projetos vão continuar a trabalhar nos respetivos pilotos


Para pagar 13 mil milhões de euros em impostos devidos


Medidas para simplificar entram em vigor até 2021


2017-12-05 | Breves do Sector

Destinada a simplificar experiência do cliente


2017-12-05 | Breves do Sector

Huawei patrocina Wonderland Lisboa 2017