Altice e sindicados assinam Acordo Coletivo de Trabalho

2018-07-11 A Altice Portugal e as associações sindicais chegaram a consenso uando ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Trata-se de um entendimento inédito em matérias laborais, depois d eum processo negocial de cerca de mais de dois meses. Foi assinado por todas as estruturas sindicais que representam os trabalhadores da Altice Portugal, segundo um comunicado do operador.

“A abertura, flexibilidade e empenho das estruturas sindicais em todo este processo. Foram dois longos meses de negociação, mas creio que ficou claro quem age em prol dos colaboradores e da empresa. A Altice Portugal é feita de pessoas, das nossas pessoas, e é por elas que lutamos e é com elas que contamos. Este Acordo deixa mais uma vez claro que valorizamos os nossos recursos humanos e que contamos com todos os que estão disponíveis para trabalhar”, refere João Zúquete da Silva, Chief Corporate Officer da Altice com o pelouro dos Recursos Humanos.

Esta revisão  ”reflete a partilha de princípios e valores idênticos no que diz respeito ao relacionamento e à estabilidade laboral”, diz o comunicado, onde se destacam no processo negocial: os aumentos salariais, por escalões, para a maioria dos trabalhadores no ativo, que começam nos 4% para salários mais baixos; um acréscimo de um dia de férias, indexado à assiduidade; o reforço da proteção da parentalidade,da conciliação entre a vida pessoal e profissional e de medidas de responsabilidade social; a criação de condições mais atrativas em determinados regimes de trabalho caracterizados por penosidade acrescida; melhores condições de acesso à reforma; e a revisão dos benefícios de comunicações concedidos.

“Para a Altice Portugal é clara e inequívoca a aposta nos trabalhadores e no compromisso com a empregabilidade, a gestão responsável de recursos humanos e a visão estratégica para o negócio em que opera”, acrescenta o comunicado. Trata-se de “mais um sinal de que, com o aumento da comunicação e abertura ao diálogo, estamos a caminhar no bom sentido. Sempre dissemos que a estabilidade laboral e o diálogo e paz social fazem parte dos pilares chave da estratégia deste Comité Executivo. Termos alcançado com todas as estruturas sindicais este Acordo Coletivo de Trabalho é mais uma prova desse compromisso. A Altice Portugal procura acrescentar, construir e aproximar as perspetivas e decisões da empresa dos colaboradores e das suas ambições. A proximidade é um conceito que temos trazido a esta liderança e no qual me empenho pessoalmente”, refere Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal.

Os trabalhadores da Altice Portugal verão refletidos esta revisão do ACT, ambiciosa e abrangente, já neste mês de julho. Desde 2015 que de forma direta ou indireta, a Altice emprega mais de 20 mil trabalhadores em Portugal.

2019-02-15 | Atualidade Nacional

Acordo abrange áreas da mobilidade, colaboração, eficiência energética e processos


2019-02-15 | Atualidade Nacional

Salientando que pode comprometer investimentos


No âmbito da sustentabilidade do planeta e com recurso à tecnologia


2019-02-13 | Breves do Sector

Diretor Geral da Comissão Europeia e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estiveram presentes


2019-02-12 | Breves do Sector

Solução inovadora do SuccessFactors impulsionam o alto desempenho