Altice lança mini bus 5G com Ericsson e Câmara de Aveiro

2018-10-10 A Altice Portugal, através da Altice Labs, associou-se à Câmara Municipal de Aveiro na apresentação do caso de uso 5G Mini Bus que, antes de marcar presença no evento de tecnologia, que está em exclusivo e pela primeira vez em circulação na cidade de Aveiro. Materializando a tecnologia como fator de desenvolvimento económico e atração de negócios,  este caso de uso resulta de uma parceria tecnológica com a Ericsson e traduz a convivência entre o 5G, próximo marco fundamental na evolução das comunicações móveis, e a inteligência artificial já latente neste mini bus, proporcionando-lhe autonomia de condução.

Este Caso de Uso 5G Mini Bus, lançado no âmbito do Techdays Aveiro 2018, resulta ainda do contributo dos parceiros da Ericsson, CarMedia e EasyMile, que fornecem a interface multimédia e o veículo autónomo, consiste num transporte com autonomia e capacidade para 6 pessoas que terão acesso à plataforma inovadora de gestão de conteúdos ultra tv, desenvolvida pela Altice Labs, em parceria com a Universidade de Aveiro, e poderão interagir com aplicações e aceder a serviços municipais e a imagens apelativas da cidade de Aveiro, evidenciando a mobilidade e a autonomia aportadas pela tecnologia.

De notar que a mobilidade futura, assente em veículos autónomos como o do Caso de Uso 5G Mini Bus, introduz diversos fatores de mudança que darão início a uma nova era totalmente disruptiva. Para além da Inteligência Artificial, que será o cérebro dos veículos em substituição do condutor de hoje, fatores como a fiabilidade, securização, capacidade e latência da rede de comunicações serão determinantes para o sucesso do 5G. A combinação de ambos os fatores permitirá aos ocupantes dos veículos, também como no Caso de Uso 5G Mini Bus, ocuparem-se com atividades lúdicas ou profissionais no decurso das suas deslocações. Poder-se-ão realizar videoconferências e outras tarefas executivas, assim como aceder a conteúdos de lazer ou educacionais.

“A Altice Labs, para além de outros projetos do H2020, com parceiros europeus, lidera o consórcio do Projeto Mobilizador Nacional do Programa P2020 que envolve várias dezenas de instituições académicas e empresariais e conta com 6 milhões de euros de investimento com o objetivo de investigar, desenvolver e criar produtos e serviços de referência para as futuras redes 5G e verticais de negócio associadas. O projeto pretende, igualmente, operacionalizar e disponibilizar nacionalmente uma plataforma de integração, teste e demonstração de ecossistema 5G que facilitará a criação de novos serviços e aplicações que terão o 5G como suporte. Os veículos autónomos que beneficiarão da tecnologia 5G para a sua mais rápida introdução no mercado, vêm criar diversas disrupções para as quais surgem espaços de oportunidade para novos negócios e novas atividades. O Caso de Uso 5G Mini Bus que trazemos para Aveiro em exclusivo com o nosso parceiro Ericsson é um dos exemplos que simboliza a capacidade da Altice antecipar o futuro”, diz o Diretor-Geral da Altice Labs, Alcino Lavrador.

O Techdays Aveiro 2018, que a Altice Labs, é um ativo estratégico de inovação que o grupo Altice, patrocina pelo 3.º ano consecutivo enquanto Main Sponsor. A associação ao Techdays Aveiro 2018 representa para a Altice Labs uma oportunidade para dar visibilidade a Aveiro enquanto polo de inovação tecnológica, com dimensão internacional. Sendo uma referência também no mercado global, com produtos e soluções em 35 países, nos quatro continentes, abrangendo um universo de mais de 250 milhões de utilizadores, a Altice Labs, com presença em Aveiro, na Madeira, Viseu e Algarve, conta com mais de 750 profissionais altamente qualificados em I&D e preparados para a investigação e o desenvolvimento de soluções avançadas de ICT.
 
 

2018-12-07 | Atualidade Nacional

Operador assina protocolos com várias autarquias


Por uso de dados para fins comerciais


2018-12-06 | Breves do Sector

Primeiro evento internacional dedicado a investidores


2018-12-05 | Breves do Sector

Monitores de análise clínica otimizados para configurações de assistência médica