Altice Portugal é a empresa privada que mais investe em I&D

2019-02-25 A Altice Portugal é a empresa privada que mais investe em investigação, desenvolvimento e inovação no mercado nacional e a que lidera em termos de recursos humanos alocados à inovação. No total, investiu 86 milhões de euros só em 2017 e dispõe de mais de 700 pessoas dedicadas anualmente e em exclusivo ao I&D e Inovação. Os números são da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)

Esta direção-geral faz anualmente um retrato dos principais resultados estatísticos sobre recursos humanos e financeiros afetos a atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), onde se inclui o ranking das “Empresas com mais despesa em Atividades de I&D em Portugal”. De acordo com um comunicado da Altice, esta não é a primeira vez que figura em primeiro lugar, sendo que o segundo maior investidor investiu apenas metade do valor obtido pela Altice (http://www.dgeec.mec.pt/np4/206/).

Desde que entrou em Portugal, o grupo não só manteve a posição, como ainda reforçou esse investimento. Em 2015 foi líder com um investimento de cerca de 53 milhões de euros, no ano seguinte subiu para quase 70 milhões e em 2017 fixou-se nos 86 milhões de euros.

“Este é mais um motivo de orgulho para a Altice Portugal, já que vemos reconhecido publicamente, e por uma entidade de grande idoneidade, o investimento que fazemos no desenvolvimento e investigação de produtos verdadeiramente inovadores. Por outro lado, fica mais uma vez claro que o grupo é consistente na sua atividade com aquilo que são as suas posições públicas: a inovação, o investimento e a proximidade são vetores chave que conduzem a nossa atividade. De facto, o Grupo Altice tem no seu ADN e na sua história a marca da inovação, com resultados visíveis e concretos”, refere o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.

Segundo o comunicado, o estudo mostra como essa postura é importante para a economia e para o desenvolvimento tecnológico do nosso país, já que as empresas foram responsáveis por metade da despesa nacional em I&D, seguidas pelo setor Ensino Superior. A Altice Portugal tem também estimulado largamente a inovação na esfera da Academia, estabelecendo parcerias com Universidades e Politécnicos, instalando em muitas destas estruturas laboratórios colaborativos, nomeadamente da Altice Labs.

A Altice Labs, em Aveiro, é um bom exemplo do investimento da Altice Portugal, sendo já uma referência no mercado global, com produtos e soluções nos quatro continentes, levando inovação Made In Portugal a todo o mundo, em 35 países e a tocar mais de 250 milhões de pessoas. A partir de Aveiro, o grupo faz I&D, inovação e exportação de tecnologia de última geração, desenvolvendo continuamente projetos colaborativos de investigação. Atualmente, o operador está ainda a alargar a I&D de Aveiro, levando os laboratórios a Viseu, Ribeira Brava, na Região Autónoma da Madeira, e Algarve.

De recordar ainda que a Altice Labs foi reconhecida como a Melhor Empresa do Ano 2018 e a Melhor Empresa no Mercado de Tecnologia, Media e Telecomunicações, no âmbito da 29.ª edição das 500 Maiores e Melhores Empresas, uma iniciativa da Exame, Informa D&B e Deloitte.

2019-06-14 | Atualidade Nacional

João Bento reverte estratégia adotada até agora pelo grupo postal


2019-06-14 | Atualidade Nacional

Por sete milhões de euros


Deutsche Telekom foi o operador que mais investiu


Por falta de fornecimentos da Intel e Microsoft


2019-06-11 | Breves do Sector

Para ajudar as empresas a compreender melhor e prever problemas


2019-06-06 | Breves do Sector

É o único operador a disponibilizar aplicação de tv em consolas