Altice Portugal e Cisco juntas na IoT

2018-02-28 A Altice Portugal e a Cisco assinaram, no âmbito do Mobile World Congress 2018, um memorando de entendimento (MoU) para acelerar o desenvolvimento da Internet das coisas (IoT) de ultima geração. Em Barcelona, os dois parceiros partilham um espaço para demonstração do novo serviço NB-IoT, o primeiro use case enquadrado neste acordo.

A materializar o compromisso estabelecido neste memorando, em colaboração com a Janz, a Altice Portugal e a Cisco mostraram uma solução de IoT de última geração. Consiste numa prova de conceito de telemetria de água para explorar as capacidades do sistema Ultra IoT da Cisco, visando o lançamento de novos serviços. O sistema Cisco assegura a comutação de dados móveis, baseado no ambiente de virtualização StarOS, está apto para 5G e permite a disponibilização dos novos protocolos de rede móvel direcionados à IoT, nomeadamente o NarrowBand-IoT (NB-IoT), sendo ainda complementado pelo módulo eSCEF.

O NB-IoT é uma nova tecnologia de conectividade adequada a aplicações IoT, permitindo comunicações num regime de baixo consumo das baterias dos equipamentos e viabilizando o aumento de vida útil dos equipamentos IoT.  A solução de telemetria de água desenvolvida testa eficazmente esta nova tecnologia, dado que exige um equipamento com bateria autónoma capaz de suportar elevada autonomia, muitas vezes instalado em locais de difícil acesso e com necessidades de cobertura alargada. São inúmeros os casos de estudo na área da IoT, como a medição de gás e eletricidade, o estacionamento inteligente, o rastreamento de ativos e animais ou a segurança das pessoas, que podem beneficiar da tecnologia NB-IoT.

“A Cisco é um parceiro chave no nosso ecossistema de IoT e o novo Sistema de Comutação de Dados Móveis será fundamental para permitir o rápido desenvolvimento de aplicações de IoT. A prova de conceito agora desenvolvida demonstra claramente a capacidade da arquitetura definida para suportar, de forma eficaz, uma gama de soluções de baixa potência, entre as quais a Telemetria de Água é um exemplo expressivo”, assegura Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal. 

“A Altice Portugal está a ultrapassar degraus com a IoT e, dessa forma, posiciona-se mais do que nunca para a digitalização e a transformação do seu negócio. Estamos entusiasmados com as possibilidades que esta prova de conceito inovadora abre, certos de que a mesma ajudará a disponibilizar soluções de IoT seguras numa ampla gama de mercados verticais, abrangendo diferentes classes de serviço”, acrescenta Yves Padrines, vice-presidente dos Serviços Globais EMEAR, da Cisco.

2018-06-15 | Atualidade Nacional

Operação deverá ser chumbada pelo regulador


2018-06-15 | Atualidade Nacional

Para pagar o empréstimo obrigacionista


Oferta de gigante de comunicações é de 65 mil milhões de dólares


2018-06-14 | Breves do Sector

Para responder às necessidades das empresas dentro e fora do escritório


2018-06-14 | Breves do Sector

Com vasto conjunto de soluções IoT