Altice Portugal e Huawei juntam-se no 5G

2018-02-27 A Altice Portugal e a Huawei Portugal anunciam no Mobile World Congress 2018 a assinatura de um Memorando de Entendimento para impulsionar o desenvolvimento e a implementação do 5G. No âmbito deste MoU, comprometem-se a cooperar na implementação de um ambiente 5G, ao vivo, para testar potenciais aplicações que possam ser alavancadas pela tecnologia 5G.

Tendo em conta esta nova era do 5G, pela primeira vez, as organizações de standardização (ITU, 3GPP) e os parceiros da indústria juntaram-se nos esforços para o desenvolvimento de tecnologia de rede móvel de próxima geração que permita satisfazer as necessidades de conetividade. O novo Rádio 5G permitirá aos operadores um aumento qualitativo de acesso à Rede de Banda Larga Móvel (eMBB), bem como a disponibilização de comunicações de grande fiabilidade e de baixa latência (URLLC), para consumidores e para efeitos de conetividade massiva máquina a máquina (mMTC).

A cooperação 5G é um novo passo no âmbito da parceria tecnológica entre a Altice Portugal e a Huawei para a oferta de tecnologia de ponta e de recursos que permitam às empresas desenvolver novos modelos de negócios e disponibilizar novos serviços. As empresas iniciaram em 2016 a cooperação no programa de capacitação e evolução de rede para 5G, no contexto do qual foram executadas várias atividades e demonstrações no sentido de acelerar o desenvolvimento deste ecossistema em Portugal.  

Esta colaboração baseia-se na disponibilização de equipamento comercial 5G NR da Huawei e é um passo fundamental para o lançamento comercial da rede 5G na Altice Portugal, com o objetivo de disponibilizar maior largura de banda aos seus utilizadores e suportar conetividade massiva de baixa latência para milhões de dispositivos.

A implementação proposta usará o equipamento e software da Huawei com base em Novo Rádio 5G Non-Standalone (NR 5G NSA), definido no 3GPP, que resultará de uma evolução natural da rede 4G LTE, pela adição de novas portadoras de 5G NR e funcionalidades que permitirão introduzir novos serviços suportados na maior capacidade de dados e menor latência de rede.

De acordo com Luís Alveirinho, Chief Technology Officer da Altice Portugal, “o 5G representa um novo paradigma na estratégia da Altice Portugal pelo seu potencial de abraçar múltiplos usos e aplicações, conduzindo a novos e interessantes desafios. Neste novo desafio, sentimo-nos confiantes por poder contar com a capacidade de inovação e concretização da Huawei, um dos nossos parceiros de referência”.

“O 5G trará mudanças sem precedentes ao nosso dia a dia, bem como à nossa indústria. No entanto, o desenvolvimento do 5G precisa da cooperação de todos os diferentes parceiros, trabalhando juntos para inovar juntos. Estamos muito felizes por assinar este MoU com a Altice Portugal, o que mostra a determinação de ambas as empresas no futuro do 5G em Portugal»”, acrescenta Chris Lu, CEO da Huawei Tech. Portugal.
 

2018-06-15 | Atualidade Nacional

Operação deverá ser chumbada pelo regulador


2018-06-15 | Atualidade Nacional

Para pagar o empréstimo obrigacionista


Oferta de gigante de comunicações é de 65 mil milhões de dólares


2018-06-14 | Breves do Sector

Para responder às necessidades das empresas dentro e fora do escritório


2018-06-14 | Breves do Sector

Com vasto conjunto de soluções IoT