Altice Portugal investe no data center da Covilhã

2018-02-12 A Altice Portugal vai investir mais 4 milhões de euros no seu data center na Covilhã. O objetivo é, entre outros, a migração de toda a infraestrutura de suporte ao portal SAPO para aquele que é o maior centro de processamento de dados em Portugal. A ação envolve 671 servidores e 1 Petabyte de armazenamento.

O grupo, em alinhamento com os pilares de inovação e investimento, realizará ainda a evolução das infraestruturas existentes para suportar a estratégia de virtualização de funções de rede que está a implementar, através da criação de um ambiente virtual produtivo, distribuído em data center, envolvendo a Covilhã e Picoas, avança em comunicado.

A construção deste data center centrou a atuação da Altice Portugal nas tecnologias de cloud e big data. Hoje, e em alinhamento com a sua expansão de negócio e estratégia tecnológica de cloud, a Altice Portugal irá introduzir neste processo tecnologia de ponta (VXLAN) e a abertura de um novo espaço IT no data center na Covilhã. O projeto tem, atualmente, mais de 300 colaboradores, sendo que com este novo investimento estão criadas condições para gerar mais emprego qualificado e especializado no médio-prazo.

Segundo o comunicado, o data center na Covilhã é o maior centro de processamento de dados em Portugal e um dos dez maiores do mundo. É reconhecido internacionalmente e, ainda na apresentação do projeto SKA (Square Kilometer Array) foi elencado como opção para armazenar e tratar parte do enorme volume de dados gerado pelas observações do maior radiotelescópio do mundo.

Este investimento vem juntar-se a tantos outros que têm sido feitos pela Altice Portugal no data center na Covilhã e também na região, como é disso exemplo o investimento na infraestruturação de fibra ótica do Maciço Central da Serra da Estrela anunciado esta semana, ou a abertura do novo contact center, também na Covilhã.

2018-04-18 | Atualidade Nacional

Decisão estará eminente, avança a Reuters


2018-04-18 | Atualidade Nacional

Gigante automóvel adquire ainda empresa nacional de software


Mostra estudo da UNCTAD e a Internet Society


2018-04-19 | Breves do Sector

Em colaboração com a RTP e com a Eurovisão


2018-04-18 | Breves do Sector

Com funcionalidades e design premium