Altice Portugal reforça posicionamento nas smart cities

2019-02-27 A Altice Portugal foi a anfitriã de mais um workshop da Smart Cities Tour 2019, agora com a temática “Cidade como Plataforma”. O grupo é, pela terceira vez consecutiva, parceira tecnológica e patrocinadora oficial de um dos maiores eventos de tecnologia do país ligado às cidades e ao território.

Este workshop refletiu sobre a gestão municipal no âmbito das smart cities e promoveu o debate dos principais desafios dos próximos anos para as cidades, dando a conhecer a inovação e a tecnologia desenvolvida especificamente para tornar as cidades, efetivamente, mais inteligentes. A Smart Cities Tour é uma iniciativa organizada pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), através da Secção Cidades Inteligentes, em parceria com a NOVA Cidade e a Altice Portugal.

Segundo Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, a visão do grupo para o território e para as cidades inteligentes “passa por soluções concretas que potenciem a eficiência e sustentabilidade, colocando verdadeiramente a tecnologia ao serviço das pessoas e dos territórios. A Altice Portugal apoia esta iniciativa há já três anos porque nos identificamos com as suas ambições: olhar a cidade como parte da solução, em vez de parte do problema, e como o local de onde podem surgir soluções para melhorar a maneira como vivemos”.

“Acreditamos que cada cidade tem de ser olhada de forma individualizada com soluções tecnológicas feitas à sua medida e dando resposta às suas necessidades concretas da comunidade local. É isso que queremos continuar a desenvolver em conjunto com os nossos parceiros e com o território, e é nisso que já investimos nos nossos laboratórios, como disso é exemplo o pólo da Altice Labs em Viseu. O resultado que temos obtido dos diversos projetos que já temos em funcionamento em várias regiões do País têm-se demonstrado um precioso fator de motivação para a continuidade desta importante aposta”, acrescenta.

Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs, marcou presença como orador no evento, considerando que “há lições a ter em conta quando falamos da inteligência urbana. Os operadores de telecomunicações observaram nos últimos 30 anos uma enorme evolução na forma como a inteligência foi permitindo novos serviços à sociedade. A inteligência começou por ser distribuída, passou a ser centralizada e hoje, tendo em conta os serviços que requerem uma resposta em tempo real é necessário voltar a descentralizá-la. Tudo isto suportado numa rede que implementa funções de auto-organização, autocorreção, análise preditiva, entre outras. Quando hoje se pensa na inteligência urbana como suportada numa plataforma urbana centralizada, deve ter-se em conta a evolução nas redes de telecomunicações e procurar soluções a prova de futuro”.

A Smart Cities Tour é também palco de demonstração para várias soluções tecnológicas disponibilizadas através do portefólio da Altice Portugal, com soluções desenvolvidas pela Altice Labse direcionadas para as cidades inteligentes. A iniciativa vai percorrer o país com o objetivo de debater os novos desafios das cidades e dar a conhecer as soluções que vão permitir melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar cidades mais modernas, eficientes e sustentáveis. Depois de Faro, Aveiro e Lisboa, o Tour segue para Vila Real (19 de marco, “Cidade circular”), Setúbal (28 de março, “Cidade inclusiva”), Ponta Delgada (5 de abril, “Alterações climáticas”) e Funchal (8 de maio, “Happy City”). Termina com a Cimeira dos Autarcas a realizar no evento Portugal Smart Cities Summit, nos dias 21 a 23 de maio, na FIL, em Lisboa.

2019-06-14 | Atualidade Nacional

João Bento reverte estratégia adotada até agora pelo grupo postal


2019-06-14 | Atualidade Nacional

Por sete milhões de euros


Deutsche Telekom foi o operador que mais investiu


Por falta de fornecimentos da Intel e Microsoft


2019-06-11 | Breves do Sector

Para ajudar as empresas a compreender melhor e prever problemas


2019-06-06 | Breves do Sector

É o único operador a disponibilizar aplicação de tv em consolas