Altice tem 78 mil km a ligar Maciço Central da Serra Estrela

2019-05-23 A Altice Portugal já liga seis concelhos e mais de 60 freguesias do Maciço Central da Serra da Estrela através de fibra ótica. São cerca de 78 mil km já construídos, o que equivale a dar duas vezes a volta ao mundo. A cobertura é de 85% do território, mais de 144 mil habitantes e mais de 90 mil lares e empresas nos concelhos da Covilhã, Gouveia, Manteigas, Seia, Fundão e Oliveira do Hospital.

Um comunicado do operador refere “um investimento inédito de vários milhões de euros”, através dos quais aquelas regiões vão passar a ter acesso a serviços de conectividade de excelência. Escolas, hospitais, unidades hoteleiras, empresas ou residências particulares, vão ter ao seu dispor autênticas autoestradas da informação, num verdadeiro projeto de interesse público.

Para assinalar este marco, foi realizada uma cerimónia de inauguração do projeto de infraestruturação em fibra ótica de nova geração do Maciço Central, no Data Center da Altice Portugal na Covilhã, o maior centro de dados em Portugal e um dos dez maiores do mundo.

“Este projeto vem dar resposta a necessidades específicas da região. A infraestruturação do Maciço Central da Serra da Estrela permite que jovens, empresas e clientes instalados nestes concelhos, tenham o mesmo acesso e as mesmas oportunidades que jovens, empresas e clientes sediados em Lisboa ou no Porto. O projeto de infraestruturação do Maciço Central tratou-se de um enorme esforço da Altice Portugal, alicerçado naquele que é o maior investimento privado do país nesta região. Vamos continuar a investir no país, a investir em inovação, a investir no território. Vamos continuar a investir em Portugal”, refere Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal em comunicado.

Este evento contou também com a presença do Secretário de Estado das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, e dos Presidentes das Câmara Municipais que integram o projeto: Covilhã, Seia, Fundão, Gouveia, Oliveira do Hospital e Manteigas.

Para Alberto Souto de Miranda, Secretário de Estado das Comunicações, “a Altice Portugal está de parabéns pelo esforço que fez. É notável que uma empresa privada o tenha feito sem auxílios públicos, adequando a sua estratégia empresarial. Pela intervenção do Presidente Executivo da Altice Portugal, percebemos que o lucro financeiro não é apenas o vetor que deve ser considerado pelas empresas. O lucro social é obviamente muito importante e é um fator de assunção da responsabilidade social das empresas. E, portanto, cumprimento os autarcas e cumprimento a Altice pelo trabalho que está a fazer”.

O Conselho de Administração da Altice Portugal, liderada por Alexandre Fonseca, visitou a Região do Maciço Central, nomeadamente aos concelhos da Covilhã, Gouveia e Seia. Ao longo do dia foram realizadas um conjunto de outras iniciativas, como uma visita ao call center Randstad/Altice, instalado no Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.

O pilar da intervenção social foi também reforçado durante a passagem nestas localidades. A Altice Portugal, através da Fundação Altice, e em colaboração com a Câmara Municipal de Gouveia e com a Câmara Municipal de Seia, inaugurou duas novas cabines de leitura nestes concelhos. À semelhança do que tem sido feito um pouco por todo o país, estas antigas cabines telefónicas passam a ser autênticas bibliotecas comunitárias, com o objetivo de promover a leitura.
Foi ainda realizada uma cerimónia que assinala a entrega de três dezenas de tablets à Escola Secundária de Seia. Esta iniciativa pretende criar oportunidades iguais para todos os jovens, contribuindo, assim, para a construção da Sociedade da Informação e acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação.

Continuando o seu caminho de investimento no território português como um todo, a Altice Portugal pretende fomentar e contribuir para o desenvolvimento económico e social destas regiões e de Portugal, mitigando desigualdades territoriais e ajudando a melhorar a qualidade de vida dos Portugueses.
 

2019-09-13 | Atualidade Nacional

Roadshow internacional do grupo vai passar pelo mercado nacional


2019-09-12 | Atualidade Nacional

Regulador e operador avançam como comunicados e acusações


Pelas suas práticas na área da publicidade


Para pôr fim a um processo de fuga aos impostos


2019-09-12 | Breves do Sector

Com uma experiência de gaming única


2019-09-12 | Breves do Sector

Tecnologia de comunicação NarrowBand-IoT permite recolha de dados de consumo