Altice torna-se parceira tecnológica das Aldeias Históricas

2019-07-05 A Altice Portugal acaba de apresentar um projeto de colaboração com a Associação das Aldeias Históricas de Portugal. O objetivo é a expansão da rede de fibra ótica de última geração e a disponibilização de wi-fi gratuito nas ruas de todas as 12 aldeias históricas. Este é, segundo o grupo, um investimento inédito na Europa, que vem dar maiores potencialidades aos residentes, empresas e turistas, que passam a ter até 200 Mb de velocidade de acesso.

O projeto foi apresentado na aldeia de Castelo Rodrigo, ficando todas as 12 aldeias históricas - Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso – com uma cobertura de fibra ótica superior a 95%, o que é a mesma ou até, alguns casos até superior, à da área metropolitana de Lisboa, do Porto ou de Braga.

Com este projeto, são cerca de 6 mil os lares e as empresas que irão beneficiar diretamente deste investimento de valor sem precedentes para esta rede de aldeias, que todos os anos recebe a visita de milhares de pessoas vindas de todos os cantos de Portugal e do resto do mundo.

O grupo destaca em comunicado “o sucessivo reforço do investimento em todo o território nacional e tendo o conceito de proximidade como um dos pilares base da sua estratégia”, sendo este um projeto que “vinca o pilar estratégico da empresa, o da Portugalidade, onde a Altice Portugal pretende reforçar, através dos seus investimentos, a defesa, proteção e projeção de Portugal”.

Toda a tecnologia desta fibra ótica é desenhada, desenvolvida e produzida nos laboratórios da Altice Labs de Aveiro, conferindo assim a este projeto uma maior singularidade, dando um enorme valor ao que é made in Portugal.

“Há princípios que hoje temos efetivamente de preservar. E é isso que fazemos hoje aqui, preservar o nosso património, a nossa cultura, a nossa história, mas olhando para o futuro, e sabemos que o futuro também se faz de tecnologia. Hoje nasce aqui um projeto que tem como principal ambição e objetivo, ligar as tecnologias, o futuro, a conectividade das pessoas, àquilo que é a tradição e também aos grandes setores em desenvolvimento destas regiões. Estas 12 Aldeias Histórias são também aldeias que perceberam desde o início a importância das novas tecnologias e o que a sociedade de informação tem para permitir o seu desenvolvimento económico, e com ele, o desenvolvimento social”, refere o Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.

“É muito importante que a Altice se tenha disponibilizado para assegurar a ligação da fibra ótica, num quadro de um projeto muito mais alargado de infraestruturar todo o nosso território, num projeto que é decisivo para o nosso futuro coletivo. Uma economia digital, que é a única que o País tem de abraçar para poder ter futuro, precisa efetivamente de uma infraestrutura capaz para suportar este novo tipo de mundo onde vamos viver. Não acontecem estas coisas só porque se desenham estratégias ou porque se faz promoção, estas coisas acontecem porque as pessoas trabalham, e trabalham tanto melhor quanto puderem trabalhar em rede”, acrescentou o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

2019-07-18 | Atualidade Nacional

Evento reuniu clientes, parceiros e responsáveis nacionais e internacionais do grupo


2019-07-18 | Atualidade Nacional

Para chegar a mais de 5,3 milhões de casas com fibra


2019-07-18 | Breves do Sector

Para facilitar experiência dos consumidores


2019-07-18 | Breves do Sector

Bee2FireDetection pode detetar incêndios praticamente em tempo real