Altran e NOS juntam-se para criar mais valor a partir de dados

2018-04-05 A Altran e a NOS fizeram uma parceria que visa "extrair valor dos dados da rede e equipamentos". Juntas, desenvolveram casos de uso assentes na rede móvel e nos equipamentos terminais, incluindo routers e set-top-boxes. O acordo foi realizado no âmbito do programa Operações 4.0, liderado pela NOS, onde o objetivo é ter a perceção da qualidade de experiência do utilizador e atuar sobre a mesma.

Através da maior visibilidade do comportamento da rede, alcançada nomeadamente por via da correlação de dados em tempo real, é possível a adoção de novas práticas de operação visando reduzir o tempo de identificação de anomalias, melhorar o processo de correção e garantir a satisfação dos clientes finais.

Assim, através de casos de uso desenvolvidos pelas duas empresas, assentes na rede móvel e nos equipamentos terminais, comprovou-se que "a solução é facilmente integrada no ecossistema existente, tendo um impacto transversal a todas as operações e traduzindo-se também numa mais valia para o customer care e a monetização dos dados", refere a Altran em comunicado. A solução de network analytics foi codesenvolvida por ambas as empresas e apresentada pela Altran no âmbito do Mobile World Congress 2018.

"Este projeto pioneiro, essencial para o programa de transformação nas operações da NOS, teve como base a criação de uma plataforma centralizada, permitindo correlações avançadas de dados de diferentes fontes e, assim, o desenvolvimento de ‘use cases' relacionados com redes móveis, fixas e serviços inerentes de televisão, voz e dados", explica Judite Reis, diretora de operações da NOS.

Para Alexandre Ruas, diretor de Telecom & Media da Altran, "foi com entusiasmo que aceitámos o desafio de codesenvolver parte do Operações 4.0, um programa com foco no digital, área que a Altran acredita ser crítica no futuro dos operadores de telecomunicações. Através da solução de Network Analytics da Altran, foi possível ajudar a NOS a retirar valor dos dados da sua rede e equipamentos".

2019-03-21 | Atualidade Nacional

A recolha de donativos começa a 25 de março e decorre até 8 de abril


2019-03-21 | Atualidade Nacional

No âmbito da 6ª ronda de financiamentos do projeto


Empresas vão ainda trabalhar ao nível da inovação em I&D


2019-03-21 | Breves do Sector

Assim como novas funcionalidades baseadas em IA


2019-03-20 | Breves do Sector

Para gerir o tráfego de drones em segurança