Anacom alerta para fraude com chamadas internacionais

2017-08-25 O regulador setorial das comunicações publicou um aviso no seu site sobre a alegada burla a utilizadores do serviço telefónico móvel, com origem em toques de chamadas de números internacionais desconhecidos. A situação tem vindo a ser reportada pelos operadores há mais de um mês.

A Anacom começa por explicar a forma como é feita a alegada fraude, reportada por vários utilizadores, que se queixaram de ter recebido uma ou mais chamadas internacionais de números desconhecidos. Sendo que estas são apenas um toque, ficando o número registado no telemóvel, pelo que o utilizador, se retornar a chamada, fica automaticamente dentro da rede de quem faz este tipo de ataques. Aqui, se o tarifário for pré-pago, o cliente percebe rapidamente que foi vítima de fraude, porque fica sem saldo.

Já no caso dos pós-pagos, só poderá dar conta quando receber a fatura para pagar.
Por isso, o regulador aconselha a todas as pessoas que recebam chamadas de números internacionais que não conhecem a não devolver as chamadas. No caso de verificar que foi atacado, e não tendo a Anacom competências para para investigar este tipo de situações, recomenda-se a apresentação de queixa junto da PSP Ou GNR da área de residência. Ou, em alternativa, contactar diretamente o Ministério Público ou o DIAP.

2018-01-15 | Atualidade Nacional

Contrata auditora para auditar empresa que presta o serviço


2018-01-12 | Atualidade Nacional

Serão aplicadas a partir de 1 de julho


Num acordo realizado entre Governo e operadores


Zuckerberg “perde” 2,7 mil milhões de euros com mudanças


2018-01-08 | Breves do Sector

Tecnológica portuguesa de serviços de engenharia na área das TI


2018-01-08 | Breves do Sector

Tecnológica nacional abre escritório na Colômbia