ANACOM: reclamações sobem 25% no 1º semestre

2018-09-25 O setor das comunicações esteve na base de 52,1 mil reclamações no primeiro semestre de 2018, mais 25% do que o valor registado em período homólogo. Cerca de 82% foram apresentadas nos livros de reclamações, físico e eletrónico (este último entrou em vigor em julho de 2017). As restantes 18% foram enviadas diretamente à ANACOM.

Do total de reclamações registadas, 80% respeitam ao sector das comunicações eletrónicas (cerca de 41,5 mil) e 20% aos serviços postais (cerca de 10,7 mil). Nas comunicações eletrónicas, das reclamações apresentadas no livro de reclamações, 96% respeitam aos três maiores operadores: 14,5 mil (45%) à MEO, com um aumento de 105% em termos homólogos; 9,5 mil (30%) à NOS, mais 22%; e 6,8 mil (21%) à Vodafone, que registou uma subida homóloga de 44%.

Os assuntos mais reclamados no setor das comunicações eletrónicas nos livros de reclamações são a faturação (15%), a avaria de serviços (15%) e o cancelamento do serviço (10%).

Já no caso dos serviços postais, os CTT receberam 9 800 reclamações, mais 88% que o registado no período homólogo, o que corresponde a 93% das reclamações apresentadas nos livros de reclamações. Os principais motivos das reclamações feitas no livro de reclamações eletrónico relativamente aos serviços postais estavam relacionados com a distribuição: atraso na entrega (31%), extravio/atraso significativo (16%), entrega na morada errada (9%), falha na distribuição (9%) ou falta de tentativa de entrega ao destinatário (8%).

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