Centro de Cibersegurança lança portal para as empresas até outubro

2019-06-06 O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) vai lançar até outubro um portal destinado a dar apoio às empresas na área da cibersegurança, como uma ferramenta para avaliar as necessidades das organizações em termos de capacidade e competência.

“O portal vai permitir, através de um questionário, que as empresas vejam quais os seus níveis de maturidade em várias áreas” de cibersegurança, avançou o coordenador do CNCS, Lino Santos, num encontro promovido pelo Banco de Portugal, em declarações à agência Lusa.

Através daquele portal, as organizações terão acesso às capacidade e competências necessárias para atingir determinadas maturidades, nomeadamente de gestão da informação. O CNCS pretende ainda criar uma rede de centros de formação para ajudar as organizações a usar o seu modelo de maturidade da cibersegurança.

“Temos uma das maiores redes de equipas de reação a incidentes” de cibersegurança, pelo que está planeada a criação de centros de partilha destes conhecimentos com as empresas, adiantou ainda o líder do CNCS.

No evento, o administrador do Banco de Portugal Helder Rosalino indicou que nove em cada 10 ataques no ciberespaço são dirigidos ao setor financeiro, sendo que 46% desses ataques visam bancos centrais, tendo motivações económicas, políticas e até sociais.

Recorde-se que o Conselho de Ministros aprovou a 23 de maio a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço (ENSC), a ser implementada até 2023, no sentido de proteger as infraestruturas críticas e os serviços vitais de informação, e permitir uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço pelos cidadãos, empresas e entidades públicas e privadas.

2019-11-13 | Atualidade Nacional

Grupo sobe receitas e clientes em todos os segmentos de mercado


2019-11-13 | Atualidade Nacional

Com crescimento nos negócios fixo e móvel


Negócio deverá ficar fechado em 2020


Em causa está a preferência dos consumidores pelo online