DNI da Google apoia 6 projetos de jornalismo digital nacionais

2019-03-21 A Google vai apoiar seis projetos de jornalismo digital portugueses na 6ª ronda do Fundo de Inovação do Digital News Initiative (DNI). São 546 mil euros para iniciativas como o Easy2B, o Público, assim como quatro protótipos. Desde a 1ª ronda, em fevereiro de 2016, já atribuiu a projetos nacionais cerca de 7,7 milhões de euros.

Assim, o DNI vai apoiar em Portugal dois: o Easy2B, da região de Leiria, uma plataforma digital de monetização inteligente e de fácil utilização que combina os interesses dos publisher de media locais e os pequenos negócios locais, com 200 mil euros; e o Jornal Público, com o Fórum Público, uma plataforma para discussão online que inclui conversação online em tempo real entre utilizadores e jornalistas bem como um sistema de recompensa para encorajar utilizadores a tornarem-se membros ativos e, em última instância, apoiado em 146,4 mil euros.

Serão ainda apoiados quatro protótipos. O The media and the new generations, a Açormedia projeto que irá dar voz às escolas, promover, simultaneamente, a literacia de media entre as gerações mais novas e ligar toda a região numa única plataforma que terá conteúdos com regras jornalísticas e disponível ao público em geral (50 mil euros), o Apanhado na FAKE, de Inês Bravo, uma abordagem de gamification que permite a crianças entre os 6 e os 12 anos descobrir como podem detetar fake news, trabalhando a plataforma com professores, jornalistas e crianças (50 mil euros). O MAAX-360 - Multimodal Ambisonics-Augmented eXperiences em vídeos interativos 360º, do INESC TEC (49,9 mil euros). E o Notícias Hiperlocais em AR, protótipo completamente funcional para a produção e distribuição de notícias dentro de uma plataforma de realidade aumentada, de Diogo Queiroz Andrade (49,2 mil euros).

Desde a primeira ronda, em fevereiro de 2016 , o Fundo de Inovação Digital News Initiative Innovation já atribuiu a projetos portugueses cerca de 7,733 milhões de euros.

O Fundo DNI foi lançado em 2015 pela Googl, sendo a iniciativa aberta a publishers de todas as dimensões para apoiar jornalismo de elevada qualidade através da tecnologia e da inovação. Após 3 anos e seis rondas, a tecnológica garante que o impacto na Europa foi grande. Só na última ronda foram invertidos mais de 25 milhões de euros para apoiar 103 projetos em 23 países. No total, chegaram a 662 projetos apoiados em mais de 30 países.

A Google adianta ainda que 52% das candidaturas da 6ª ronda são provenientes de estreantes no fundo DNI, sendo que 162 candidaturas surgiram colaboração entre publishers, startups e académicos. Os projetos de inteligência artificial e de machine learning continuaram a ser o principal foco tecnológico e as candidaturas à 6ª ronda demonstraram um claro interesse na exploração de oportunidades para gerar assinaturas e criar novos modelos de pagamentos, entre outros. 
 

2019-07-22 | Atualidade Nacional

Operador regista aumento de clientes em todas as áreas


2019-07-18 | Atualidade Nacional

Evento reuniu clientes, parceiros e responsáveis nacionais e internacionais do grupo


Para desenvolver sistemas de inteligência artificial em larga escala


Poderá dar mais de mil milhões de dólares por esta unidade


2019-07-23 | Breves do Sector

Projeto inserido no âmbito da inclusão social


2019-07-23 | Breves do Sector

Altice Portugal leva tecnologia a outras gerações