Ericsson demonstra tecnologia 5G em Portugal

2017-10-03 A Ericsson vai demonstrar tecnologia 5G pela primeira vez em Portugal. Os testes iniciais serão realizados em parceria com a Vodafone Portugal, em Lisboa, e com a Altice, em Aveiro, constituindo um passo essencial para preparar o caminho rumo à nova geração móvel.

A tecnologia 5G da Ericsson esteve ainda em demonstração ao público no evento TechDays 2017, de 12 a 14 de setembro, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, onde a empresa participou conjuntamente com a Altice Labs.

Atualmente, a Ericsson detém memorandos de entendimento com 36 grandes operadores em todo o mundo, entre os quais se encontram a Altice Labs e o Grupo Vodafone, visando desenvolver um trabalho conjunto no 5G. Com a disponibilização comercial desta tecnologia, prevista para 2020, a investigação 5G da Ericsson está cada vez mais focada em colaborações com os operadores e parceiros da indústria, e na colocação de toda a investigação em prática com testes nas redes dos operadores, algo que vem permitir recolher informações muito importantes para o desenvolvimento da tecnologia 5G.

“É com grande satisfação que realizamos as primeiras demonstrações da tecnologia 5G em Portugal, trazendo o futuro para o presente. Estamos fortemente empenhados em dar continuidade ao nosso trabalho em inovação, contribuindo para a constante modernização das comunicações móveis em Portugal, desde que liderámos a introdução dos sistemas GSM em 1992. Para tal, estamos a colaborar com os nossos clientes operadores em testes da nova tecnologia 5G, enquanto preparamos as redes atuais para uma transição suave para as comunicações de quinta geração”, refere Pedro Queirós, Presidente da Ericsson Portugal.

O desenvolvimento do 5G está a ser promovido por novos cenários de utilização que irão influenciar não só os consumidores, mas também as indústrias. As novas aplicações e cenários de utilização para o 5G, incluem automóveis mais seguros e com condução automática, robôs controlados remotamente, drones com suporte para feedback tátil e acesso wireless fixos – que vai concorrer com a capacidade da fibra – no mercado residencial.

A Ericsson está a liderar a indústria 5G com uma experiência inigualável que assenta sobre quatro gerações de redes móveis, com o mais robusto ecossistema 5G a nível global, com um contínuo envolvimento na normalização tecnológica em todo o mundo, e com um posicionamento de liderança tecnológica em todos os domínios do 5G. Atualmente, a Ericsson detém memorandos de entendimento com 36 grandes operadores em todo o mundo, que visam um trabalho conjunto no 5G.

2017-12-08 | Atualidade Nacional

Restantes 5 projetos vão continuar a trabalhar nos respetivos pilotos


Para pagar 13 mil milhões de euros em impostos devidos


Medidas para simplificar entram em vigor até 2021


2017-12-05 | Breves do Sector

Destinada a simplificar experiência do cliente


2017-12-05 | Breves do Sector

Huawei patrocina Wonderland Lisboa 2017