Google Portugal lança Retail Export Accelerator Program

2020-05-19 A Google Portugal acaba de lançar o Retail Export Accelerator Program. Este programa, orientado para as empresas portuguesas de retalho, que visa proporcionar-lhes os recursos e as ferramentas de que precisam para as suas estratégias de crescimento e para a aceleração dos seus processos de internacionalização. Surge na sequência de outros programas de aceleração, projetos e iniciativas lançadas e disponibilizadas para apoiar startups e empresas portuguesas de diferentes dimensões e diferentes indústrias.

Para o Retail Export Accelerator Program foram selecionados 7 retalhistas portugueses: Continente, Dott, Hôma, Lion of Porches, Mr. Blue, PCDIGA e Zippy. Com a duração de 10 semanas, o programa é constituído por 8 sessões online com especialistas da Google em diversas áreas, onde serão abordados vários temas relacionados com processos de internacionalização, insights de indústria, workshops diversos, sessões com convidados externos e ainda sessões de mentoring individuais.

"Os consumidores hoje não veem fronteiras, querem um produto e um serviço que os satisfaça. Exportar significa crescer o negócio, ser mais rentável, competitivo, inovador e resiliente. As empresas portuguesas têm qualidade para competir internacionalmente e queremos que, com as ferramentas e estratégias certas, este programa ajude a diminuir a lacuna entre o retalho em Portugal e a exportação via digital", explica Nuno Pimenta, Industry Head Start Ups, Retail & Travel na Google Portugal.

As empresas foram selecionadas com base nas suas fortes propostas de valor e por contarem com equipas ágeis, que poderão testar e adaptar os seus comportamentos e estratégias de modo a aproveitar ao máximo cada uma das sessões do programa. Ao longo do programa serão estudados diversos mercados ao nível da procura, concorrência, logística, pagamentos e outros temas operacionais. Com base nisso, o objetivo é que cada uma das empresas escolha quais os mercados em que quer entrar e chegue ao final das 10 semanas com vendas em pelo menos 1 novo mercado.

No início do ano, a Google Portugal tinha já trazido para Portugal a primeira edição do StartUps Growth Lab, um programa Google for Startups constituído por workshops, formação e mentoring para startups portuguesas para acelerar o crescimento por via da aquisição de novos clientes e de receita.

No mês passado, a Indico Capital Partners juntou-se à Google para lançar o Indico Accelerator by Google for StartUps em Portugal. Além dos programas de aceleração, desde 2016 temos em Portugal o Atelier Digital, cursos de formação gratuitos e ferramentas para ajudar as pessoas a encontrarem trabalho, progredirem nas suas carreiras ou fazerem crescer os seus negócios.

"O Dott pretende ser um marco no e-commerce e na digitalização portuguesa, e este programa é uma oportunidade de representar e levar as quase 1000 empresas portuguesas que estão no nosso shopping on-line aos mercados externos. Esperamos chegar ao final deste programa com melhores ferramentas para desenhar e construir o caminho da internacionalização", diz Gaspar d'Orey, CEO da Dott.

"Estamos muito satisfeitos pela oportunidade de participar neste programa exclusivo. Trata-se de um reconhecimento do nosso trabalho e crescimento online por parte da Google. A estratégia da PCDIGA é feita no terreno, através das lojas físicas, e online, com a plataforma de ecommerce. As duas crescem lado a lado, por isso, além de expandirmos a redes de lojas, registamos também um crescimento sustentável online. Um dos objetivos da PCDIGA é alcançar mercados internacionais e este programa vai permitir acelerar todos os processos e especializar, ainda mais, as nossas equipas", refere Nelson Arrifes, Head of Marketing & Web Content Manager da PCDIGA.

"A hôma é uma marca portuguesa, com 20 anos de experiência, em artigos de decoração para o lar. A estratégia desenhada para a hôma é expandir a marca pela via do modelo de franchising em mercados alvo já identificados. Sob o lema "happy home living for everyone" pretende-se potenciar o poder de compra das famílias, para que possam fazer da sua casa o lugar mais feliz do mundo! A participação no Retail Export Accelerator Program permitirá consolidar e reforçar o nosso know-how para entrarmos nos mercados alvo", destaca Joana Rocha, E-commerce Manager da hôma.
 

2020-06-03 | Atualidade Nacional

Novo projeto junta-se às três secções já criadas para áreas relevantes


2020-06-02 | Atualidade Nacional

Com tráfego a disparar na sequência da pandemia


2020-06-02 | Atualidade Nacional

Através das plataformas PowerYou Digital e Precipio


2020-06-01 | Atualidade Nacional

Segundo previsões do seu diretor geral, Miguel Almeida


2020-06-01 | Atualidade Nacional

Consulta pública terminará agora a 3 de julho


2020-05-29 | Atualidade Nacional

Vai fornecer competências aos empreendedores e ferramentas


2020-05-28 | Atualidade Nacional

Pata infraestruturas de nova geração