Iniciativa “Startups powered by APDC” já selecionou finalistas

2018-09-20 Já foram selecionadas as 12 startups finalistas que vão estar presentes no 28º Digital Business Congress. Estas têm agora a oportunidade de estar presentes no espaço de exposição do Congresso, onde decorrerá uma sessão de pitch de todas as startups, aberta a todos os participantes, para eleger a grande vencedora. O seu projeto será apresentado num pitch antes do “Estado da Nação das Comunicações”, uma das sessões mais esperadas do Congresso, que reúne os líderes dos principais players das comunicações nacionais.

Descobrir projetos com ideias inovadoras e disruptivas, de base tecnológica, é o objetivo da iniciativa "Startups powered by APDC”. Este projeto, que vai na sua terceira edição, é realizado no âmbito da Secção Empreendedorismo Digital da APDC e em parceria com a Beta-i.

Os 12 projetos foram selecionados por um júri liderado por Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i e presidente da Secção Empreendedorismo Digital, e composto por Alcino Lavrador (Altice), Bruno Costa Cabral (Deloitte), Eduardo Nunes (DXC Technology), Alexandra Martins (Ericsson), Dennis Teixeira (HPE), Gonçalo Costa Andrade (IBM), Luís Calado (Microsoft), João Ricardo Moreira (NOS), Bernardo Bello (Randstad), Raquel da Cruz Leal (Startup Portugal) e Fátima Cardoso (Vodafone). 
         
STARTUPS FINALISTAS DE 2018:

Performetric
É um sistema de monitorização em tempo real, que permite a gestão da fadiga mental, de forma não invasiva, promovendo o equilíbrio entre o lazer e o trabalho. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, bem-estar, saúde mental e desempenho individual.

Live Electric Tours
Proporciona aos turistas uma nova forma de conhecer a cidade de Lisboa, através de uma experiência de autocondução em veículos 100% elétrico. Com passeios programados por GPS, os turistas podem conhecer a cidade ao volante de um carro totalmente sustentável, equipado com wi-fi gratuito, guia de áudio GPS e câmara ao vivo, que permite partilhar toda a experiência com familiares e amigos através de redes sociais.

Digital Drops
Esta startup de tecnologia, nascida de seis anos de I&D em técnicas de otimização, eficiência energética e inteligência artificial, desenvolveu uma solução de otimização de energia para redes de água, o SCUBIC. Trata-se de um sistema baseado em dados, configurável e flexível para gerir a energia ideal dos sistemas de abastecimento de água. Pode ser aplicado a qualquer tipo de fluido.

ASIST
Perfila-se como um sistema autónomo de inspeção de infraestruturas críticas. Através da tecnologia de drones, associada aos mais recentes avanços em sistemas autónomos, visão computacional e bases de dados na cloud, o sistema pode ser aplicado com sucesso no campo da monitorização de estruturas.

peeq.pt
É uma plataforma digital de cuidados infantis. Liga pais e escolas em torno de um tópico importante: a vida dos seus filhos. Permite aproximar os pais do dia-a-dia dos filhos, fornecendo mais e melhores informações e mantendo-os atualizados durante o dia. Simplifica também a vida dos professores de educação infantil, ajudando-os a livrar-se de papéis desnecessários e outras tarefas demoradas.

Swonkie
Assume-se como uma plataforma de economia de tempo, através da gestão dos media, oferecendo uma experiência totalmente integrada na criação de conteúdos. Permite criar conteúdos para sites de blogues e partilhá-los diretamente de várias redes sociais ao mesmo tempo.

9Mind7
Esta é uma aplicação que tem como objetivo inovar na forma como os colaboradores das empresas aprendem. Destacando-se por não ser uma plataforma de e-learning mas sim um complemento destas, dirige-se ao treino corporativo e à construção de conhecimento com estratégias de gamificação, permitindo uma avaliação em tempo real do progresso de uma equipa.  Os participantes são envolvidos tanto numa competição saudável como numa intervenção dinâmica e, consequentemente, um maior nível de retenção de conhecimento.

Climber Hotel
É uma solução fácil de gestão de receitas, que ajuda hotéis independentes a maximizar as vendas, através de uma maior autonomia nas decisões relacionadas com preços, disponibilidade e lançamento de campanhas. O seu algoritmo analisa dados da história do hotel e do mercado e informa em tempo real qual é o preço ideal a que o hotel deve vender os quartos.

Collide Rocks
É uma startup que criou o Project Chatrooms, uma estrutura multiplataforma de baixo código, que tem sido a estrutura central por trás de todos os seus projetos de realidade virtual multijogador, tornando o desenvolvimento multiplayer de VR mais rápido, mais fácil, acessível e personalizado.

Infraspeak
Assume-se como uma solução de gestão de instalações sem recorrer ao uso do papel. Confere poderes especiais aos gerentes e técnicos responsáveis pela manutenção, gestores de qualidade e outras operações técnicas, relacionadas com edifícios grandes ou complexos. Para isso, usa tecnologias avançadas (sensores, aplicativos, APIs) e permite que os utilizadores melhorem significativamente o controle e a eficiência, reduzindo custos e burocracia até 70%.

Kiss My Score
Trata-se de uma aplicação social portuguesa para prever pontuações de futebol. O objetivo principal é proporcionar às pessoas uma forma de aproveitar o futebol entre amigos, sendo parte de uma comunidade dinâmica, amigável e competitiva e tornando o futebol uma atividade mais engraçada, saudável e social.

Helppier
Este SaaS (software as a service) ajuda as empresas online a fornecer informações relevantes em websites ou plataformas web, promovendo a criação de guias do utilizador interativos e contextuais, sem a necessidade de qualquer codificação.


2018-10-12 | Atualidade Nacional

Para dar resposta ao crescimento registado na operação


2018-10-11 | Atualidade Nacional

Através de protocolo de colaboração com UA


Pela primeira vez, segundo dados da Gartner


2018-10-10 | Breves do Sector

Com arquitetura AMD Ryzen Pro e desempenho de uma workstation