NOS e EDP Distribuição mostram resultados do UPGRID

2018-03-08 No âmbito do projeto UPGRID, o Parque das Nações, em Lisboa, já tem um demonstrador de rede elétrica inteligente. O desenvolvimento e instalação do primeiro contador inteligente Narrow Band IoT, a integração de dados das Smart Grids e a disponibilização do perfil de consumo a mais de 5 mil consumidores estão entre os destaques dos resultados do projeto.
O UPGRID, projeto financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do Horizon 2020, contou com a participação de 19 parceiros de 7 países da União Europeia, contabilizando 4 demonstradores - Portugal, Espanha, Suécia e Polónia. Os parceiros portugueses do projeto são a EDP Distribuição, a NOS, o INESC TEC e a Withus.

No mercado nacional, o projeto decorreu no Parque das Nações, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017, com a coordenação da EDP Distribuição. O demonstrador envolveu mais de 13 mil consumidores, 150 postos de transformação, 10 postos de carregamento de veículos elétricos e 700 postes de iluminação pública, abrangidos pelas mais de 20 funcionalidades testadas.

O objetivo passou por demonstrar, num piloto de larga escala e com a infraestrutura InovGrid (Smart Grids) totalmente instalada, uma série de funcionalidades que reforcem a monitorização e controlo da rede baixa tensão e média tensão, fomentando a participação dos stakeholders na operação da rede.

Estas funcionalidades cobrem todas as áreas de desenvolvimento da iniciativa europeia para I&D no domínio das redes, nomeadamente consumidores inteligentes, integração de recursos distribuídos, planeamento de redes, operação de redes e desenho de mercado.

Das conclusões e impactos alcançados, destaque para a demonstração de mecanismos de procura ativa envolvendo mais de 50 consumidores e disponibilização do perfil de consumo a mais de 5 mil consumidores; a integração de dados das Smart Grids para melhoria do planeamento operacional; o desenvolvimento do primeiro contador inteligente baseado em tecnologia IoT; e o desenvolvimento de ferramenta de controlo e monitorização da baixa tensão (UPGRID Control), com integração de funcionalidades de mais de 5 sistemas.

Entre os parceiros portugueses que participaram no projeto, a EDP Distribuição, enquanto coordenador do projeto, integrou no terreno os desenvolvimentos dos parceiros e uma série de outras funcionalidades, das quais se destacam o UPGRID Control – ferramenta de gestão da rede focada na baixa tensão, o WebPortal – portal online para disponibilização de dados aos consumidores e o UPGRID Mobility – módulo de interação avançada online com as equipas no terreno.

Já a NOS, envolvido na componente das comunicações, desenvolveu o primeiro Contador Inteligente Narrow Band IoT (NB-IoT) e funcionalidades de monitorização das comunicações. Foi ainda o primeiro operador a testar a tecnologia NB-IoT sobre a sua infraestrutura de rede. O INESC TEC foi responsável pelo desenvolvimento do Market Hub e de algoritmos de previsão e estimação de estados. E a Withus desenvolveu a interface com os consumidores e os equipamentos de gestão dos consumos instalados nas casas dos consumidores.
 

2019-03-21 | Atualidade Nacional

A recolha de donativos começa a 25 de março e decorre até 8 de abril


2019-03-21 | Atualidade Nacional

No âmbito da 6ª ronda de financiamentos do projeto


Empresas vão ainda trabalhar ao nível da inovação em I&D


2019-03-21 | Breves do Sector

Assim como novas funcionalidades baseadas em IA


2019-03-20 | Breves do Sector

Para gerir o tráfego de drones em segurança