NOS inaugura 1º centro de controlo ‘smart city’ do Algarve

2018-01-26 Na sequência da assinatura do protocolo de cooperação entre a NOS e a Câmara Municipal de Lagoa, acaba de ser inaugurado o Centro de Controlo que materializa a promessa das duas entidades em transformar este município na primeira smart city do Algarve.
Este primeiro Centro de Controlo Smart City da região algarvia, situado no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, está em funcionamento permanente com o acompanhamento dos técnicos especializados da NOS, recolhendo dados de sensorização, assim como situações reportadas pelos cidadãos.

Os dados, depois de recolhidos e analisados, dão inicio aos respetivos processos de resolução através da plataforma/app disponibilizada online para o efeito. Nesta fase inicial, o Centro de Controlo da CM de Lagoa monitoriza situações reportadas pelos munícipes referentes a águas e saneamento, jardins, limpeza/resíduos, fiscalização (obras) e infraestruturas.

Futuramente, está previsto que a monitorização se estenda a áreas como o turismo e eletricidade e que conte com a ajuda de uma rede de sensores espalhados pelo concelho, otimizando a interação e proximidade entre autarquia e munícipes em prol de uma comunicação e gestão de recursos mais participativa e eficiente, promovendo a mobilidade, segurança e acessibilidade.
A NOS assegurou a rede e tecnologia necessárias, os equipamentos, formação especializada dos técnicos e, nesta fase inicial, tem três recursos permanentemente alocados ao projeto.
O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, considera “importante dar este passo, ao inaugurar 1º Centro de Controlo do Algarve no sentido de criar uma smart city pois, quando se fala em ‘cidades inteligentes’ vocacionadas para a racionalização e monitorização da gestão de todo o setor energético, sistema de abastecimento de água, de resíduos ou até de modernização administrativa, cumprem-se os pilares definidos no plano estratégico que se delineou para o futuro de Lagoa”.

Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “a inauguração do Centro de Controlo de Lagoa inicia uma nova era na relação entre munícipes e autarquia que, por via da inovação tecnológica, acentua a partilha de informação e conhecimento, a interação e a proximidade. Em Lagoa, a promoção das cidades mais inteligentes já é uma realidade, que a NOS pretende expandir a todo o território nacional, articulando as nossas soluções tecnológicas e expertise com as ambições de modernização das autarquias para melhorar a prestação dos seus serviços, reduzindo os custos inerentes, em nome de uma maior sustentabilidade e melhor qualidade de vida para os seus munícipes”.

2018-11-09 | Atualidade Nacional

Terminou mais uma edição do maior encontro europeu de inovação e empreendedorismo


2018-11-09 | Atualidade Nacional

No âmbito do acordo a 10 anos assinado em outubro


Negócio deverá estar concluído no 1º semestre de 2019


Para financiar investimento em startups tecnológicas


2018-11-12 | Breves do Sector

Parceria para o segmento empresarial


2018-11-05 | Breves do Sector

Grupo é parceiro tecnológico do evento pelo 3º ano consecutivo