NOS inaugura novo data center

2018-02-08 A NOS acaba de inaugurar um novo data center, para aumentar a capacidade atual em 50% até final de 2018, incrementando a eficácia, reforçando a oferta de cloud e serviços associados e respondendo aos desafios da sociedade digital. Representou um investimento de 1,5 milhões de euros.

O Data Center Imopolis II, situado em Carnaxide, é uma infraestrutura dotada da mais avançada tecnologia, que permite reforçar significativamente o suporte aos seus negócios e a oferta empresarial do operador nas áreas de cloud e serviços associados. Com uma área de cerca de 1000 m², conta com uma área útil de 630 m2 de salas técnicas onde serão alojados os sistemas de computação e armazenamento de dados.

O parque de data centers da NOS é objeto de um investimento contínuo, da ordem dos 10 milhões de euros por ano.  Este ano, a empresa quer um reforço da oferta de 50% na capacidade de armazenamento de dados e serviços associados.

“O novo Data Center é o mais moderno e eficiente em Portugal e vai aumentar a capacidade da empresa no suporte à sua atividade e no serviço aos seus clientes empresariais, em duas áreas suportadas pelo armazenamento de dados que estão a ter um crescimento exponencial: serviços de cloud e data analytics”, diz Jorge Graça, administrador da NOS, em comunicado da empresa.

Neste centro foram adotadas soluções de orquestração e automação baseadas em SDN (Software Defined Network), gestão de serviços cloud e virtualização, pela primeira vez integradas em data center produtivo, após testes exaustivos de funcionalidade e fiabilidade. A interligação dos novos centros NOS está assegurada por anéis de alto débito (100 Gbps) e baixa latência e a infraestrutura de cablagem e switching foi preparada para operar nativamente a débitos de 32Gb FC ou 40 GE escalável a 100 GE, de forma a corresponder aos desafios crescentes das tecnologias de storage SSD/All flash e High Performance Computing

Com este novo data center, a NOS deixará de utilizar três dos espaços que tinha arrendados em Lisboa para o efeito, na SIBS, em Picoas e no Edifício América. No total, o grupo tem seis data centers no mercado nacional, mas com o objetivo é concentrar tudo em quatro: dois a note e dois a sul do país.

2018-02-16 | Atualidade Nacional

Empresa rno grupo de empresas com certificação


Impulsionada pelo crescimento exponencial da Oracle Cloud


Decisão final fica para os accionistas da empresa


2018-02-16 | Breves do Sector

Solução recorre à Internet das Coisas


2018-02-15 | Breves do Sector

Primeira estação televisiva no mundo com sistema de vídeo árbitro